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A qualificação necessária para o professor da Escola Dominical

Há tempo que a atividade docente nos espaços escolares tem sido alvo de duras críticas quanto à qualidade do ensino. Dentre os diversos fatores que comprometem o cenário educacional, além dos problemas de infraestrutura e desvalorização da profissão de professor, está o desinteresse no aperfeiçoamento do trabalho docente.

A prática docente é por natureza uma área de constante atualização, haja vista que estamos em tempos de mudanças significativas com o advento das novas tecnologias da informação. Com a internet surgiram métodos educacionais mais diversificados e voltados para um perfil de aluno intimamente ligado às mídias sociais.

Vale ressaltar que o aperfeiçoamento do professor na aquisição de novos conhecimentos se dá à medida que este reconhece a necessidade de atualização da sua função e entende que precisa se apropriar de novos conhecimentos pedagógicos. Este é um processo que requer uma profunda reflexão sobre a própria formação acadêmica e muita humildade para voltar à sala de aula e aprender novas ferramentas de ensino.

Se educar é formar pessoas para um determinado propósito, vale a pena repensar a qualidade do ensino também nos espaços da Escola Dominical. Para os professores desta Escola a responsabilidade em apresentar um ensino por excelência é ainda maior, tendo em vista que a sua missão é formar pessoas dispostas ao serviço cristão e com capacidade de influenciar outros a conhecer Cristo.

Por esse motivo, o entusiasmo e comprometimento do professor da Escola Dominical são tão necessários. Mudanças profundas são possíveis à medida que o professor está disposto também a aprender.

Repensar a formação do professor de Escola Dominical

A atividade educacional está ligada intrinsecamente à aquisição de conhecimento, visto que o aperfeiçoamento da prática docente depende diretamente da atualização do professor. Este avanço acadêmico é possível a partir do desenvolvimento de novas pesquisas voltadas para temas que tratam da formação docente nos âmbitos político, didático e pedagógico.

Nesta mesma perspectiva, as classes de ensino são beneficiadas, pois além de aprender os conteúdos adequadamente os alunos aprendem com maior eficácia a partir de metodologias que utilizam o que têm de mais recente no meio acadêmico.

No contexto da Escola Dominical não é diferente, pois para que as classes alcancem rendimentos satisfatórios é necessário que os professores busquem a constante atualização de conhecimentos. Embora a Bíblia seja a inerrante e inspirada Palavra de Deus é importante ressaltar que os métodos de ensino podem e devem ser atualizados predominantemente. Os conteúdos são os mesmos (a Palavra de Deus), porém os métodos aplicados podem ser diversificados sem problema algum.

Em uma classe onde o professor utiliza-se da oralidade, isto é, da explanação falada dos conteúdos da lição bíblica, é possível adaptar o mesmo conhecimento para uma aula mais dinâmica, utilizando-se da roda de conversa entre os alunos ou mesmo de uma atividade em grupos separados que podem tornar a aula mais eficiente. Além disso, não podemos esquecer-nos de que a geração atual está mais interligada com a internet e, por conseguinte, com as mídias sociais. São alunos “digitais” que lidam constantemente com as novas tecnologias de ensino, inclusive no cotidiano escolar secular, fato este que não pode ser desconsiderado pelos professores da Escola Dominical.

Vale ressaltar que a Palavra de Deus está acessível a todos, mas isso não significa que o estudo sistemático e doutrinário não careça de pessoas bem preparadas para ensinar. Pelo contrário, por se tratar do ensino que tem o poder de transformar vidas não podemos aceitar que o preparo pedagógico do professor da Escola Dominical seja tratado com negligência.

A capacidade do professor de se reinventar

Nunca foi um mistério para os professores que a arte de ensinar é uma prática que necessita de constante atualização. Entretanto, a formação pedagógica passa não apenas pela aquisição de novos conhecimentos, mas também pela capacidade criativa do professor. A criatividade é a inteligência aplicada à inovação, ao anseio de fazer diferente e de buscar outras alternativas que considerem a leitura correta das circunstâncias que limitam o aluno e a identificação das necessidades mais imediatas no tocante à aprendizagem.

A inovação não está atrelada apenas ao talento, visto que se assim fosse somente os mais talentosos e experientes seriam capazes de dominar a “arte de ensinar”. No entanto, inovar é também resultado da busca sistemática de conhecimentos didáticos-metodológicos que podem trazer mudanças significativas para o aprendizado e para a qualidade da aula. Este é um desafio que deve ser superado, inclusive, por aqueles que pensam não terem o dom de estudar, limitam-se sempre ao básico, são seguidores da “receita pronta”. Acontece que, tratando-se de educação, não existe receita pronta, todo o planejamento é flexível, pois muito do que é realizado em sala de aula é fruto da relação humana frente ao conhecimento.

Este é um pequeno trecho do artigo A qualificação necessária para o professor da Escola Dominical publicado na revista Ensinador Cristão nº 85. Leia este artigo na íntegra, adquirindo o exemplar da revista Ensinador Cristão no site da CPAD ou fazendo uma assinatura através do site CPAD Digital.

 

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