Aula dinâmica, Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Qual o papel do professor em despertar seus alunos?

“E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar. E, conhecendo a voz de Pedro, de alegria não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta. E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o seu anjo. Mas Pedro perseverava em bater, e, quando abriram, viram-no e se espantaram.”

Atos 12.13-16

No trecho acima, há a narração de um conhecido evento bíblico, em que, após ser liberto da prisão por um anjo, Pedro dirige-se ao local onde a igreja estava reunida em oração por ele. Uma menina chamada Rode escuta o clamor do apóstolo do lado de fora e avisa aos que ali estavam, mas não recebe crédito dos adultos.

Quem não conhece também a história do menino Samuel que, ao ouvir Deus chamá-lo, precisou ir ao sacerdote três vezes antes de receber a orientação correta de seu líder, já que parecia irracional crer que um menino poderia ouvir a voz de Deus.

De maneira análoga, no cotidiano da igreja, diante da reunião de tantas gerações em um mesmo ambiente, é possível identificarmos situações em que nossos adolescentes acabam marginalizados, tendo seu potencial bloqueado por falta de atenção ou confiança de seus mentores. Nesse sentido, cabe destacar que o professor de EBD tem uma posição privilegiada no que se refere à observação e à convivência com esses adolescentes, sendo assim, tem um papel protagonista no estímulo ao desenvolvimento ministerial de seus alunos.

É inegável que o tempo curto para um extenso currículo como o da escola bíblica é um desafio da educação cristã atual, na medida em que apenas um dia na semana, por cerca de uma hora, é muito menos do que qualquer docente cristão gostaria de ter para ensinar sobre a palavra de Deus. No entanto, ater-se a uma aula apenas expositiva, daquelas em que, como professores, saímos cansados de tanto falar, é uma estratégia pouco produtiva e, inclusive, destrutiva para o interesse das novas gerações. Há uma máxima na educação, segundo a qual o importante não é o que o professor ensina, mas sim o que o aluno aprende. Se não há espaço para que o aluno fale, pergunte, atue na construção do pensamento, dificilmente haverá um aprendizado eficiente. É justamente no momento da participação que o professor poderá identificar as peculiaridades de seus alunos, observando aqueles que são mais articulados, interessados, leitores assíduos da Bíblia, curiosos etc. Se o aluno permanece em silêncio, o educador perde a oportunidade de identificar e ajudar a desenvolver grandes talentos que estão sob sua mentoria. Veja, abaixo, a “Pirâmide da aprendizagem”, baseada na teoria do psiquiatra americano William Glasser, para explicar como as pessoas geralmente aprendem e qual a eficiência dos métodos nesse processo.

Essa necessidade de interação do aluno é fundamental quando pensamos que, como educadores cristãos, temos a oportunidade de levá-los a um relacionamento de intimidade com Deus e com sua palavra. Quando conseguimos transformar a sala de aula em um lugar de construção de memórias afetivas, nossa atuação rompe a limitação de apenas um dia na semana, levando o aluno a uma busca proativa do conhecimento da verdade, o que renderá frutos para sua vida.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”

2 Timóteo 3.16,17

Além disso, para que o professor possa identificar o potencial de seus alunos, é importante que esteja atento à turma de maneira íntegra. Isso porque, dependendo da estrutura da igreja local, é possível que as classes tenham um número variado de alunos – 5 ou 50, por exemplo – o que implica diretamente na multiplicidade de perfis com que o docente irá lidar. É comum e esperado que haja em uma mesma turma, por exemplo, um filho de pastores, criado na igreja e frequentador assíduo da EBD desde a infância, e um adolescente recém convertido, que caminhe com os pais ou sozinho, e esteja ainda aprendendo a manusear a Bíblia. Num cenário como esse, há um grande risco de o professor envolver-se apenas com os alunos mais interessados, ávidos por mais informações, sentados na primeira fileira; e ignorar involuntariamente aquele que demonstra apatia por ainda se sentir destacado ou diferente. Ao agir assim, além de correr um grande risco de perder esse adolescente para o mundo, o professor pode deixar de descobrir um grande talento a ser desenvolvido, por falta de empatia e de estímulo.

Desse modo, é importante que o professor exercite seu olhar para que impulsione os talentos que podem ser facilmente observados e ainda estimule aqueles que, inicialmente, estejam mais reservados, propiciando a participação, preparando aulas com uso de metodologias ativas, criando dinâmicas de integração que exijam múltiplas inteligências etc. Nesse processo, a integração entre a liderança do departamento de adolescentes e os professores da EBD é fundamental, de modo que estes possam comunicar aos líderes suas percepções, incentivando a atuação de seus alunos nos encontros e eventos em que haja espaço para eles. Nosso papel é, portanto, inspirar e impulsionar adolescentes como Samuel e Rode que, envolvidos com a igreja, tenham experiências com Deus e possam crescer em graça e conhecimento, acompanhados por mentores que são capazes de corrigir e ensinar com maestria e amor, dedicados àquilo que foram chamados para fazer.

“De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino.”

Romanos 12.6,7

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...