CARACTERÍSTICAS DOS GRUPOS DE IDADE
Professor, leia ao menos a parte referente à idade de seus alunos, pois conhecê-los é fundamental para a prática educativa.
Para ensinar crianças com eficiência e sucesso, o professor precisa conhecer as características, necessidades e interesses peculiares a cada faixa etária. (…).
A Psicologia Educacional estuda as leis que governam o crescimento, desenvolvimento e comportamento do indivíduo. Estuda o aluno quanto aos aspectos físico, mental, social e espiritual. Estudaremos agora, portanto, as características, as tendências, aspirações, predileções e interesses de cada grupo de idade e com isso também as necessidades de cada um dels, nos eu relacionamento com o aprendizado. Isso, em forma resumida. (…).
- BERÇÁRIO E JARDIM DA INFÂNCIA (1-5 ANOS)
Palavra descritiva da idade: Receptividade e Plasticidade.
- Físico.
Rápido crescimento, inquietação, movimento, sentimento, dependência.
As quatro principais atividades da criança nessa idade são: comer, dormir, brincar, perguntar. Os sentidos funcionam com toda carga. Eles são nessa época de suprema importância na aprendizagem. O ensino ilustrado é de toda importância nessa fase. Crianças gostam de todo tipo de barulho, especialmente aqueles que resultam em ritmo. Por essa razão, rimas e movimentos ritmados nos hinos, poesias e exercícios de expressão agradam, impressionam o sistema nervoso e este tranformam as sensações em movimento.
- Mental.
Aprendizagem pelos sentidos, Curiosidade. Imaginação. Credulidade. A alma da criança é como massa de modelagem: a forma que se der, essa fica; o que for ensinado é aceito e crido sem discussão, o que não se dá com jovens e adultos, que tendo a faculdade da razão em pleno funcionamento, concordam ou discordam, conforme seu senso de valores, julgamento e conhecimento. A visão é por demais ativa e a criança aprende mais pela visão do que por qualquer outro sentido. (…). A imaginação é por demais fértil. Nessa idade a criança não distingue entre o real e o imaginário. (…). Devido a esta forte imaginação, elas inventam histórias as mais incríveis, sendo por isso tidas por mentirosas. Quanto à curiosidade, a criança normal parece mais um ponto de interrogação! Seu período de atenção não vai além de 3 minutos.
- Social.
A criança até aos 5 anos é notadamente egoísta, vindo com isso, a imitação. Ela é o centro do seu próprio mundo. Só pensa em termos de “eu”. Tudo é “meu”. (…). Se vê outras criança brincando quer tomar os seus brinquedos. (…). É teimosa e quer fazer aquilo que lhe vem à mente. São afetuosas. Gostam de música e canto. Sua tendência para imitar os outros, influi no caráter, assim como a curiosidade influi no conhecimento. Essa é a época áurea da formação dos hábitos como oração, obediência, frequência aos cultos, contribuição, assistência caritativa e filantrópica, etc. A vida é uma série de hábitos bons e maus. Os que moldarão a vida são formados na primeira infância, até aos 4 anos. (…).
- Espiritual.
Credulidade e confiança tranquila. A vida cristã no lar, num ambiente de oração e fé em Deus, fará a criança compreender a Deus como o Pai amoroso. A atividade dos sentidos ajudá-lo-á a aprender as lições da natureza. A criança crê em tudo que lhe é dito. Deus deve ser apresentado como o Papai do céu…
- OS PRIMÁRIOS (6-8 anos).
Palavra descritiva da idade: Atividade.
- Físico.
Ativo e irrequieto, mas melhor controlado. As características são as mesmas da idade 4-5 anos, com ligeiras diferenças. O crescimento é mais lento. O ingresso na escola pública põe a criança sob disciplina e a expõe a alguns perigos. Começa a brincar em grupo; o egoísmo está diminuindo. As avalanches de energia precisam ser dispendidas sob orientação. Se seu tempo for ocupado encontrarão muito o que fazer…
- Mental.
Nessa idade, o aluno é observador e curioso. Prefere mais fazer, do que prestar atenção. Tem memória sem igual. Aprende com facilidade sem entender o que memoriza.É preciso cuidado quanto ao ensino nesse particular. São impacientes; o que querem, querem agora! Começam a distinguir entre o real e o imaginário, entre fato e fantasia. Lembre-se disto, professor! As histórias e fatos contados ficam gravados. Dessas histórias, a criança obtém preciosas noções de honram, justiça, bondade, compaixão. Na Bíblia, a maior fonte de histórias é o Antigo Testamento; mas em o Novo Testamento encontramos muitas também, especialmente nos Evangelhos e Atos dos Apóstolos. O egoísmo dá lugar ao instinto de coleção. (…). As crianças nessa idade aprendem fácil, mas é preciso explicação do material memorizado. Se isto não for feito, elas guardam a história na memória, mas esquecem a lição nela contida. (…).
- Social.
A imitação continua forte, bem como a tendência para representação. A criança nessa idade gosta do grupo, mas do mesmo sexo. O menino aborrece qualquer associação com as meninas, quer nos brinquedos, quer nas ruas. Eles implicam com elas e as expulsam do seu meio. Elas se desforram usando apelidos e títulos de desprezo… Pode haver intimidade quando há perversão dos costumes e má influência do meio. É preciso vigilância, por isso. Na imitação, o menino brinca de médico, de motorista, de vendedor, e… enche os ouvidos dos pais em casa. As meninas brincam de bonecas, cozinhando, etc. Os hábitos estão se formando, para o bem ou para o mal. Que responsabilidade tem o professor aqui!!!
Nessa idade a criança é muito sensível. Qualquer coisa que lhe digamos em tom áspero a magoará e não esquecerá com facilidade. Entretanto, não guarda rancor. Perdoa com facilidade e logo mais está em seu normal.
- Espiritual.
Confia sem duvidar, a menos que sofra decepções. Uma criança facilmente confia em Deus. Nessa idade ela começa a comparar o certo e o errado, e é ágil, viva em descobrir as falhas nos adultos. (…). Se o professor não estiver devidamente preparado para a aula, a criança notará facilmente seus apertos. Deus deve ser apresentado como o Grande Amigo.
- OS JUNIORES (9-11 ANOS)
Palavra descritiva da idade: energia
Físico.
Saúde e energia em excesso. Espírito de competição e investigação. Não há fadiga. As classes devem ser separadas, porque o que interessa a meninos, não interessa a meninas. Gostam do ar-live e excursões. Adoram coisas arriscadas, como subir em árvores, rochedos e equilibrismo. O instinto de coleção aumenta mais. Agora é selo, moeda, figuras, revistas infantis etc. O espírito de competição muitas vezes termina em lutas. Dois garotos começam a argumentar e logo chegam a conclusão que a única maneira de decidir as coisas é à base da luta e lá se vão… Deus deve ser apresentado como Deus Forte e Amoroso.
- Mental
Sede pelo saber. Começo das dúvidas. A criança passa a investigar o porquê das coisas. A memória continua ativa. O que for agora memorizado, ficará retido e acompanhará o aluno pelo resto da vida. A criança lê muito nessa idade. É a época de pôr em suas mãos a literatura ideal, porém, graduada. A criança memoriza sem compreender o conteúdo da lição. O professor deve estar ciente disso. Quase todas as crianças dessa idade acham tolas as ideias dos adultos.,, Esta é a época ideal para fixar hábitos e costumes corretos como: leitura da Bíblia, localização de passagens, freqüência aos cultos, estudos da lição da Escola Dominical, contribuição financeira, graças pelo alimento, oração em geral etc.
- Social
Interesse no grupo, associações, organizações. O menino quer “pertencer”. O meninos acham que as meninas não deviam existir… Irmãos, vez por outra, “brigam” nessa época. Não se trata de crueldade. Isso surge mesmo nessa idade. O sentimento de lealdade é muito forte. Necessitam grandemente de tratamento simpático. O espírito de grupo deve ser orientado e guiado em vez de sufocado ou criticado. Há pela consciência do sexo, mas toda atividade dele está adormecida, de modo que repetem-se como na idade anterior. Esta é a idade ideal para a orientação sexual, porém deve ser ministrada pelos pais.
- Espiritual
Sendo crente, nessa idade a criança gosta muito de adorar a Deis. Ama a Jesus como seu Salvador, Amigo e Herói. É a época da plasticidade espiritual.
- OS INTERMEDIÁRIOS (12-14 ANOS)
Palavra descritiva da idade: Transição
- Físico.
Crescimento rápido outra vez. Mudanças profundas físicas e mentais, isto devido a ação de certas glândulas até então inativas, mas agora, em obediência às leis do Criador, são ativas e respondem pelas transformações físicas e psíquicas da criança. Há agora muito vigor e muita atividade. O coração do adolescente cresce e palpita com mais rapidez, o que dá a omenino energia, tornando-o barulhento. Bate a porta com força, assobia e grita com força total (…). Meninos e meninas começam a demorar-se diante do espelho e do perfume… As meninas crescem mais rápido, mas param mais cedo; os meninos demoram um pouco mais e continuam crescendo. Devido as novas forças desenvolvidas e desassossego do físico, grandes perigos rondam esta idade.
Os adolescentes são desajeitados; esbarram em tudo e como quebram as coisas em casa!!! Isso porque mãos, pernas e pés estão em rápido crescimento, juntamente com forças até então inativas, e o cálculo e a firmeza sofrem prejuízos. Também costumam aprender e inventar cacoetes os mais diversos, mas sendo observados com simpatia, os abandonam pouco depois automaticamente. (…).
Deus deve ser apresentado aos adolescentes como o nosso verdadeiro alvo.
- Mental.
Expansão. Abandono das coisas de criança. Surge a razão, a mais alta das faculdades humanas, e o rapaz está sempre a perguntar o porquê e o como das coisas. (Falamos de razão no sentido de raciocínio, e não noutro.) é a idade das dúvidas (…). Concentra-se no que faz. Surgem as emoções. Perguntas bíblicas difíceis. Impera o reino da fantasia. Há constantes sonhos quiméricos de coisas irrealizáveis, que costumamos chamar de “castelos de areia”. As emoções oscilam de um extremo ao outro. Hoje a mocinha está alegre, irrequieta, sonhadora. Amanhã estará muda, triste e não gosta mais de ninguém… O rapazinho adquire ares de teimosia, rebeldia, argumentação. Tudo isso faz parte dessa idade. Tudo deve ser canalizado e orientado para o bem.
A oração constante a Deus e a confiança em Suas promessas segundo a Sua palavra, por parte dos pais, é fator de primeira ordem para o equilíbrio, controle e vitória, tanto no lar como nas vidas dos adolescentes.
É ainda nessa idade que a mente atinge o mais elevado período intelectual, na fronteira dos 15 anos.
- Social.
Desejo de companhia. Aumenta o sentimento de grupo. Os pais enfrentam o problema de companheiros apropriados para os filhos. Impulsos de independência. Detestam a rotina; querem variedade. Emoções intensas. A disposição e a força devem ser dirigidos contra o mal, o erro. O amor profundo que surge nessa época deve ter verdadeiro alvo em Deus e no próximo, com o qual convivemos aqui na terra até à morte. O estudo de relações humanas por parte dos pais é muito útil nessa fase.
O sentimento de justiça é muito forte, o que exige cuidado dos pais quanto a aplicação de disciplina.
- Espiritual.
É época ideal para serem conduzidos a Cristo. Precisam de apoio constante e orientação, isso num ambiente apropriado de espiritualidade profunda, atividades cristãs e programas próprios para a juventude.
- OS SECUNDÁRIOS (15-17 anos)
Palavra descritiva da idade: Aspiração.
As características físicas, mentais, sociais e espirituais, são praticamente as mesmas da idade anterior, porém, mais acentuadas.
A vida sentimental continua em desenvolvimento. Muitas vezes, há romances nesse ponto, os quais exigem tato, controle, paciência, ação, confiança e observação por parte dos pais. Prossegue o espírito de competição.
- OS JOVENS (18-24 anos)
Palavra descritiva da idade: Independência.
Físico.
Vitalidade limitada. O físico atinge o máximo. As energias físicas e mentais devem ser dirigidas de modo a fazer do jovem (rapaz ou moça) um cooperador na obra de Deus.
- Mental.
Os sentimentos estão desenvolvidos ao máximo. Patriotismo. Paixão por ideais. O jovem gosta de aparecer. Tem prazer em exibir uniformes, distintivos, etc. Gloria-se no sacrifício e na prática do bem ao próximo, fazendo para isso seus maiores esforços. Tem forte imaginação construtiva. Jovens nessa idade têm planejado e inventado muitas máquinas e aparelhos.
- Social.
Nessa idade o jovem escolhe o seu modo de vida definido. Essa idade repele a monotonia. É a idade de ouro da juventude. Antes disso, o jovem aspira alguma coisa, agora ele parte para a independência. A Escola Dominical pode influir grandemente na solução dos problemas do moço e da moça, como: conversão, dedicação a Cristo, vida espiritual profunda, namoro, casamento, etc. Os professores precisam ser bons conselheiros nessa fase. A Escola deve procurar ter professores à altura, e para isso tomar todas as providências, inclusive diante de Deus em oração e súplicas.
- Espiritual.
Nessa idade os jovens têm convicções firmes, definidas. Uma vez tendo requisitos, serem muito bem nas atividades da Escola Dominical, campanhas diversas, projetos e trabalhos em geral da igreja local. Com a assistência e orientação necessárias, o trabalho da mocidade produz abundantemente. A liderança desenvolvida através dos anos tem agora o seu auge.
- IDADE DE 25-60 ANOS
Daremos apenas um resumo, com as palavras descritivas de cada idade e ligeiras observações. Não é que essas faixas de idade tenham pouca importância para o professor. Não! É devido às estreitas limitações do espaço e tempo deste curso.
- 25-34 anos. Palavra descritiva da idade: Aplicação. A prudência entra em ação.
- 35-60 anos. Palavra descritiva da idade: Realização. A constância é uma realidade nessa idade. É o meio-dia da vida. É como se alguém subisse a uma montanha e chegasse no topo.
- 60 anos para cima. Palavra descritiva da idade: Reflexão. Aqui começa a descida da montanha da vida… É o inverso da subida na infância. Nessa idade, o homem e a mulher necessitam de apoio, simpatia, compreensão e paciência. É o início da velhice. São muito observadores. Se não tiverem o Espírito de Cristo e uma sólida formação, tenderão:
- Ao pessimismo
- À crítica
- À murmuração
- À maledicência
- A maus hábitos
Conclusão: O ensino para ser eficiente deve ser graduado, de modo a atender as necessidades dessas diferentes idades, segundo suas características, necessidades e interesses que acabamos de ver. Fica, pois bem claro que o professor para ser eficiente precisa não somente conhecer a matéria que vai ensinar (a Palavra de Deus) e ser espiritual; mas também conhecer o aluno, não apenas no sentido pessoal, mas sua psicologia. Oremos e busquemos o Senhor para que Ele levante um poderoso ministério de ensino entre nós.
(Texto extraído de “Manual da escola dominical”, de autoria de Antonio Gilberto).
Fonte: Bemvindoaebd