Dicas para sua classe – Parte 01
[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Diante da dificuldade de muitos professores em criar atividades para suas classes, iniciamos uma série de dicas que podem ser implementadas, quase sem custo algum. Salientamos que são apenas sugestões, você mesmo, com sua própria criatividade, pode aprimorar a dica da maneira que achar mais adequada.
Exposição direcionada de partes da lição
Esta dica é muito simples de colocar em prática. Veja o passo a passo da atividade:
1) Divida a lição em partes. Você pode utilizar os pontos/tópicos, subpontos/subtópicos e até mesmo parágrafos. Outra coisa que pode ser feita é uma pesquisa dentro de determinado assunto da lição. Tomando o exemplo do 1º subtópico abaixo, peça para o aluno investigar quais crises precederam os grandes avivamentos bíblicos;
2) Atribua cada parte a um aluno e o encarregue de estudá-la para expor em sala, conforme vemos abaixo:
Aluno 1
Aluno 2
Aluno 3
3) Complemente apenas quando necessário e faça com que a turma preste atenção ao aluno.
Providências importantes
1) Se o aluno que você encarregou da exposição não possui a lição, faça cópia da sua, recorte a parte de responsabilidade dele, para que tenha como estudá-la;
2) Envie mensagens durante a semana lembrando aos alunos encarregados da exposição do compromisso. Seja curto e objetivo: “Conto contigo, não falte!”, “Precisamos de você!”, “Estou orando para que tudo dê certo!”, etc;
3) Peça para que os alunos cheguem cedo, para organizar a exposição de acordo com a ordem dos tópicos e subtópicos;
4) Providencie os recursos audiovisuais que o aluno necessita: quadro, giz, marcadores, apagador, tripé, projetor, etc.
5) Jamais menospreze o aluno se a exposição dele foi ruim ou sem conteúdo. Em particular, com muito carinho e sabedoria, você pode fazer isso. Diga-lhe sempre frases estimulantes: “Ficou ótimo! Mas você pode fazer melhor ainda!”, “Você é capaz!”, etc.
6) Não distribua muitos tópicos. A sequência pode sair de controle e a aula ficar embaraçosa ou muito longa;
7) Programe o tempo de tal maneira que não comprometa sua própria exposição;
8) Sempre termine elogiando as exposições para que a autoestima dos seus alunos seja positiva.
Conclusão
Esta dica tem, ao menos, três efeitos importantes:
– Faz com que o aluno estude a lição em casa, afinal ele precisa estar preparado;
– Dá segurança aos seus alunos na exposição bíblica em classe e, por consequência, em outras ocasiões;
– Desperta alunos para o magistério. Toda escola está precisando de novos professores!
Diga nos comentários se a implementação dessa dica deu certo aí na sua sala de aula!
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]