Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
3 – Apresentem o título da lição: As Epístolas Instruem e Formam os Cristãos, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Em seguida, apliquem a dinâmica “As Cartas”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Vocês podem retomar o tema da classificação dos livros da Bíblia para apresentar os livros dos profetas maiores e menores.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: As cartas
Objetivo: Introduzir o estudo sobre as 21 epístolas do Novo Testamento.
Material:
21 envelopes
Procedimento:
Durante a semana:
– Em cada envelope(21), coloquem o nome de cada carta(21) no lugar do destinatário:
Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João e Judas.
– Se possível coloquem os nomes dos remetentes(autores/escritores) nos envelopes correspondentes aos destinatários.
– Escolham um versículo-chave ou o tema da carta e coloquem dentro de cada envelope.
No início da aula:
– Falem que o tema a ser estudado será as epístolas do Novo Testamento, num total de 21 – 13 cartas paulinas e 08 cartas gerais.
– Entreguem para os alunos os 21 envelopes já preparados conforme orientação acima.
Observação: se sua classe não tiver 21 alunos, entreguem mais de um envelope para eles.
– Orientem os alunos para que falem o nome do destinatário e leiam o conteúdo da carta(01 versículo-chave ou o tema da carta) e a autoria.
– À medida que forem apresentados, coloquem cada envelope num quadro ou cartolina ou papel madeira. Procurem agrupar as epístolas paulinas e as gerais.
– Em seguida, falem: Vamos agora estudar sobre aplicação das epístolas para nossas vidas.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz