Dinâmica Adultos: Até que a morte os separe…
Lição 04: A Sutileza da Normalização do Divórcio
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Sutileza da Normalização do Divórcio. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para ilustrar o tema da aula, apliquem a dinâmica “Até que a morte os separe…”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Até que a morte os separe…
Objetivo: Refletir sobre os problemas causados pelo divórcio.
Material:
04 quadrados de cartolina, medindo 40 x 40 cm, sendo 02 vermelhas e 02 amarelas(vocês podem escolher outras cores e tamanho).
01 tubo de cola
Procedimento:
Dias antes da aula:
Colem um quadrado vermelho no quadrado amarelo e levem para aula do domingo.
No momento da aula:
– Falem: No casamento, duas pessoas se unem com o objetivo de se amarem e formar uma família.
– Falem: Estes dois quadrados de cor vermelha e amarela representam as duas pessoas diferentes que vão se casar, unindo-se até que a morte os separe.
– Colem as duas cartolinas, uma na outra.
– Então, peguem aqueles dois quadrados, já colados no sábado, e tentem separá-los.
– Falem: Durante a vida conjugal, aparecem circunstâncias que causam muitas vezes problemas, ao ponto de alguns casais optarem pela separação, divórcio etc.
– Então, nesse momento, concluam a separação das cartolinas e mostrem para os alunos como ficou cada parte:
. algumas partes de um colado no outro.
. algumas partes bastante danificadas.
– Falem a separação de um casal traz problemas, lembranças de história de vida reunidas e agora divididas que não se apagam, traumas, problemas emocionais, psicológicos e espirituais.
– Para concluir, leiam: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”(Mt 19. 6).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz