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Dinâmica Adultos: Ele e Ela

Lição 06: A Sutileza das Ideologias contrárias à Família

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Sutileza das Ideologias contrárias à Família. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Em seguida, para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Ele e Ela”.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Ele e Ela

Objetivo: Estudar sobre o modelo bíblico para o casamento: monogâmico e heterossexual.

Material:

01 tesoura

Nomes de casais da Bíblia digitados( os nomes devem estar lado a lado, por exemplo ADÃO   EVA)

Vejam esta lista de 20 casais:

Adão e Eva, Abraão e Sara, Isaque e Rebeca, Sansão e Dalila, Elcana e Ana, Jacó e Raquel, Boaz e Rute, Zacarias e Isabel, José e Maria, Ananias e Safira, Áquila e Priscila, Acabe e Jezabel, Amã e Zeres, Assuero e Ester, Nabal e Abigail, Elimeleque e Noemi, Moisés e Zípora, José(governador) e Azenate, Esaú e Judite e Davi e Mical.

Procedimento:

– Falem que vocês vão realizar agora uma atividade para introcuzir o tema sobre o casamento bíblico.

– Observem o número de alunos, pois é importante que a quantidade seja par. Se um aluno sobrar, um professor pode formar dupla com ele.

– Observem estas orientações abaixo para a formação de pares(casais bíblicos):

Alternativa 01:

Se vocês tiverem 20 alunos, vocês  formarão 10 casais. Daí, a importância de só cortar os nomes dos membros que formam o casal, quando tiver certeza da quantidade.

Cuidado para não distribuir nome de um membro de um casal e não haver o seu par, por exemplo: alguém recebeu o nome DAVI e ninguém recebeu MICAL.

Vocês podem indagar: E se minha classe for só de mulheres, ou só de homens, ou mesmo mista e não conseguir formar casal mulher com homem?

A ideia aqui é a formação de casais da Bíblia, não tem ou não deve haver qualquer conotação de formação de casais do mesmo sexo.

Alternativa 02:

Se sua classe for de mulheres, entregar apenas nomes femininos para as alunas. O nome do par masculino correspondente, vocês colocam em cima de uma mesa para as alunas procurarem.

Se sua classe for de homens, entregar apenas nomes maculinos  para as alunos. O nome do par feminino correspondente, vocês colocam em cima de uma mesa para os alunos procurarem.

– Agora, solicitem para que formem os pares, por exemplo: Zacarias deve procurar Izabel e vice-versa etc.

– Quando os casais estiverem formados, organizem todos os pares em um círculo.

– Peçam para que os casais se apresentem, falando: Eu sou Ananias, eu sou Safira…

– Falem: O que vocês observam desta formação dos casais?

Aguardem as respostas.

Espera-se que os alunos apontem que cada casal é formado por homem e mulher.

– Falem que este é o modelo de casamento bíblico e em seguida leiam:

“E criou Deus o homem à sua imagem; á imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gn 1.27).

“Portanto, deixará o varão o seu e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24).

– Agora, iniciem o estudo sobre o casamento bíblico.

Por Sulamita Macedo.

Fonte:Atitude de Aprendiz

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