Dinâmica adultos: Esperança nas promessa divinas
Lição 09: Gogue e Magogue: Um Dia de Juízo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Gogue e Magogue: Um Dia de Juízo. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Para introduzir o estudo do tema da aula, apliquem a dinâmica “Esperança nas promessa divinas”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Esperança nas promessa divinas
Objetivos:
Exemplificar que a Bíblia é infalível através de promessas bíblicas já cumpridas.
Inroduzir o estudo sobre uma mensagem profética de Ezequiel que ainda será cumprida, pois a Palavra de Deus não falha.
Reafirmar a esperança nas promessas de Deus.
Material:
03 recortes de cartolina medindo 40 x 40 de cor verde
03 recortes de cartolina medindo 40 x 40 de cor azul
01 figura de um relógio
01 pincel atômico
Fita adesiva
01 quadro ou uma mesa
Procedimento:
Antes da aula:
Escrevam nos 03 recortes de cor verde uma referência de uma promessa bíblica.
Para cada recorte, uma promessa diferente.
Escrevam nos 03 recortes de cor azul uma referência do cumprimento da promessa bíblica.
Para cada recorte, o cumprimento da promessa.
Durante a aula:
– Apresentem para os alunos os 03 recortes de cor verde, utilizando o quadro ou uma mesa.
– Peçam para que eles procurem as referências na Bíblia e leiam para a turma.
– Perguntem: A que se refere estes versículos?
Aguardem as respostas.
Confirmem que fazem referência a uma promessa bíblica.
– Agora, do lado direito das referências das promessas, coloquem a figura de um relógio.
– Por que o relógio após as promessas?
Certamente, os alunos vão dizer que representa o tempo de espera para o cumprimento da promessa.
– Depois, apresentem os 03 recortes de cor azul uma referência do cumprimento da promessa bíblica.
– Peçam para que eles procurem as referências na Bíblia e leiam para a turma.
– Perguntem: A que se refere estes versículos?
Aguardem as respostas.
Confirmem que fazem referência ao cumprimento da promessa bíblica.
– Para finalizar, afirmem:
Lemos sobre promessas e o cumprimento delas. Esta é uma das formas de provar sobre a infalibilidade da Palavra de Deus e reafirmar a esperança nas promessas divinas.
– Nesta lição, vamos estudar sobre uma mensagem profética de Ezequiel que ainda será cumprida, pois a Palavra de Deus não falha. Vamos começar?
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz