Dinâmica Adultos: Não julgueis
Lição 11: Sendo Cautelosos nas Opiniões
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição: Sendo Cautelosos nas Opiniões, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Para introduzir o tema, utilizem a dinâmica “Não julgueis”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não julgueis
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o versículo “Não julgueis para que não sejais julgados”(Mt 7.01).
Material:
Bíblia
Óculos de proteção
Máscara facial protetora
Protetor de ouvido
Procedimento:
– Falem: Hoje, vamos continuar estudando sobre outros princípios do reino de Deus, contidos no Sermão do Monte. O tema está embasado no versículo 01 do capítulo 07 de Mateus: “Não julgueis para que não sejais julgados”(Mt 7.01).
– Organizem os alunos em círculo ao redor de uma mesa e sobre ela devem estar óculos de proteção, máscara facial protetora e protetor de ouvido.
– Perguntem: O que estes elementos podem representar para que não tenhamos atitudes de julgamento precipitados com relação ao outro?
Aguardem as respostas.
Vejam estas indicações abaixo como exemplo:
Óculos de proteção: Não julgar pelo que está vendo
Máscara facial protetora: Não falar julgando e espalhando esse julgamento
Protetor de ouvido: Não escutar outros julgamentos
– Em seguida, peçam para que os alunos apresentem 03 exemplos de julgamento precipitado relacionado aos 03 objetos que estão sobre a mesa.
Seria interessante que os exemplos fossem da vivência dos alunos.
– Após os 03 relatos, analisem de forma objetiva a consequência destes julgamentos para quem foi julgado e para quem julgou.
– Para finalizar, falem que é muito precipitado julgar os outros pela aparência, pelas atitudes. A Bíblia condena esta prática.
Então, leiam conjuntamente o versículo abaixo:
“Não julgueis para que não sejais julgados”(Mt 7.01).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz