Dinâmica adultos: Uma água diferente
Lição 12: Imersos no Espírito nos Últimos Dias
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Imersos no Espírito nos Últimos Dias. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica“Uma água diferente”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Uma água diferente
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a água sanadora de um rio que emana do umbral do templo do Milênio.
Material:
01 garrafa com água para beber
Copos descartáveis
Procedimento:
– Com uma garrafa de água na mão, perguntem:
Alguém está com sede? Deseja beber água agora?
– Entreguem um copo descartável para os alunos que desejam beber água e distribuam água para eles.
– Depois, falem da importância de beber água várias vezes ao dia, pois sem a água a pessoa pode ficar desidratado e ter problemas de saúde.
– Perguntem: alguém já bebeu um tipo de água diferente desta?(aponte para a garrafa).
Aguardem as respostas. Certamente, os alunos vão falar de água com gás, água com sabor de limão etc.
– Falem: Jesus ofereceu uma água diferente para a mulher samaritana – uma água que se ela tomasse nunca mais teria sede. Este tipo de água é diferente da água que tomamos. A gente toma água, mas depois temos sede e tomamos novamente. O nome da água é a “Água da vida”. Desta água a gente já conhece, não é?
– Na aula de hoje, vamos estudar, entre outros temas, sobre a água sanadora de um rio que emana do umbral do templo do Milênio. Esta água ainda não conhecemos, mas vamos começar a estudar sobre ela agora?
– Comecem a trabalhar o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz