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Dinâmica de Aula: Juvenis I Lição 12 – João Marcos – A importância de aprender com os erros

Objetivos:

  • Compreender a trajetória de João Marcos e suas falhas.
  • Aprender a importância de reconhecer e aprender com os erros.
  • Incentivar uma postura de perdão, crescimento e superação.
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Material Necessário:

  • Bíblia
  • Quadro ou flip chart
  • Cartazes com perguntas
  • Papel e canetas para atividades
  • Slides (se possível)

Método de Aula:

  • Expositivo-dialogado: Apresentar a lição de forma clara e prender a atenção dos juvenis com perguntas e exemplos.
  • Dinâmica em grupo: Para reflexão prática sobre erros e perdão.
  • Atividade de reflexão: Para fixar o aprendizado.

Passo a passo da aplicação

1. Abertura (5 minutos)

  • Dinâmica de introdução: “Compartilhando erros”
    • Distribua papéis para que cada aluno escreva um erro comum que já cometeu.
    • Depois, cada um compartilha em grupos pequenos, enfatizando a necessidade de aprender com eles.

2. Contextualização bíblica (10 minutos)

  • Leia e explique Atos 13:13, e depois Atos 15:36-39.
  • Comente sobre João Marcos, destacando seu erro na primeira viagem missionária e o fato de ter se ausentado (Atos 13:13).
  • Enfatize a importância do arrependimento e da mudança.

3. Estudo do tema “Aprender com os erros” (15 minutos)

  • Apresente a história de João Marcos (Atos 12:12, Atos 12:25, Atos 15:36-41).
  • Questione:
    • O que João Marcos fez de errado?
    • Como ele se recuperou?
    • O que podemos aprender com ele?

4. Subsídios bíblicos e reflexão (15 minutos)

PerguntaResposta Relevante
Por que João Marcos foi considerado um erro inicialmente?Porque deixou Paulo e Barnabé na primeira viagem, demonstrando insegurança.
Como Jesus mostra perdão aos que erram?Jesus perdoa Maria Madalena, Pedro e outros, ensinando que é possível recomeçar.
Quais exemplos bíblicos nos ensinam a aprender com os erros?A história de Davi, Pedro, e Zaqueu.

5. Dinâmica: “Reconstruindo o erro” (20 minutos)

  • Divida os juvenis em grupos.
  • Cada grupo escolhe um erro (real ou fictício), e deve criar uma história de superação, incluindo:
    • O erro cometido.
    • Como aprenderam ou perdoaram.
    • Uma mensagem de esperança.
  • Ao final, cada grupo apresenta sua história.

6. Aplicação prática (10 minutos)

  • Questionar: Como podemos aplicar esse aprendizado na nossa vida?
  • Incentivar a confissão, o arrependimento e a busca por crescimento espiritual.

7. Encerramento e oração (5 minutos)

  • Conclua ressaltando que todos podem errar, mas Deus nos chama ao arrependimento e à superação.
  • Ore pelos juvenis, pedindo força para aprender com os erros e seguir em frente.

Atividade para a semana:

“Diário de Reflexão”

  • Cada juvenil deverá escrever um compromisso de uma atitude que quer mudar ou melhorar, refletindo sobre um erro que já cometeu e como aprendeu com ele.

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