Dinâmica – Espelho, espelho meu: sou mais Mardoqueu ou Hamã?”
Nesta dinâmica rápida o objetivo é levar os participantes a identificarem atitudes de orgulho e humildade, e refletirem sobre suas próprias ações.
Materiais:
- Dois cartazes ou folhas grandes: um com o nome “Mardoqueu” e outro com o nome “Hamã”.
- Fita adesiva ou algo para fixar os cartazes na parede.
- Tiras de papel com as seguintes frases (adapte a quantidade de acordo com o número de participantes):
- “Denunciar uma injustiça, mesmo com medo das consequências.” (Mardoqueu)
- “Buscar vingança por se sentir ofendido.” (Hamã)
- “Reconhecer os próprios erros e pedir perdão.” (Mardoqueu)
- “Exigir que todos se curvem diante de você.” (Hamã)
- “Permanecer fiel aos seus princípios, mesmo sob pressão.” (Mardoqueu)
- “Sentir inveja do sucesso dos outros.” (Hamã)
- “Orar por aqueles que te perseguem.” (Mardoqueu)
- “Usar o poder para prejudicar aqueles que você não gosta.” (Hamã)
Desenvolvimento:
- Preparação (2 minutos):
- Fixe os cartazes “Mardoqueu” e “Hamã” em paredes opostas da sala.
- Distribua aleatoriamente as tiras de papel entre os participantes.
- Atividade (5 minutos):
- Peça aos participantes que leiam a frase em sua tira de papel e decidam se ela representa uma atitude de Mardoqueu ou de Hamã.
- Em seguida, cada um deve ir até o cartaz correspondente e colar sua tira de papel abaixo do nome.
- Reflexão (3 minutos):
- Após todos terem colado suas tiras, faça uma breve reflexão com o grupo:
- “Quais atitudes nos aproximam de Mardoqueu e quais nos aproximam de Hamã?”
- “Em quais situações da nossa vida agimos mais como Mardoqueu ou como Hamã?”
- “Como podemos cultivar a humildade e evitar o orgulho em nosso dia a dia?”
- Após todos terem colado suas tiras, faça uma breve reflexão com o grupo:
Dicas:
- Se o tempo for curto, peça aos participantes que apenas leiam suas frases em voz alta e digam a qual personagem pertencem, sem necessidade de colar nos cartazes.
- Incentive a participação de todos, mas respeite aqueles que preferirem não compartilhar suas reflexões em voz alta.
- Enfatize que o objetivo da dinâmica é promover a autoanálise e o crescimento espiritual, não julgar ou apontar o dedo para ninguém.
Adaptação:
- Se a turma for grande, divida-a em grupos menores para facilitar a participação e a discussão.
- Para turmas mais reflexivas, peça que cada um escolha uma atitude de Mardoqueu que desejam cultivar em sua vida e compartilhem com o grupo como pretendem fazer isso.
Lembre-se que o professor terá tempo para aprofundar a lição e discutir os textos bíblicos em detalhes após a dinâmica.
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ABAIXO SUBSÍDIOS SELECIONADOS PARA ENRIQUECER O SEU CONHECIMENTO E EXPOSIÇÃO DA AULA
Silvio Costa
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Autor: Costa, Silvio