Dinâmica Jovens: O Texto e o contexto

Lição 10: Interpretando erroneamente as escrituras

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Interpretando erroneamente as escrituras. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, utilizem a dinâmica “O Texto e o contexto”.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Texto e o contexto

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a importância das regras de interpretação bíblica e do contexto.

Material:

01 quadro branco

01 marcador para quadro branco

Procedimento:

– Escrevam no quadro a palavra “Fake News”.

– Perguntem: O que são Fake News?

Aguardem as respostas.

Certamente vão girar em torno de que são informações falsas que são divulgadas na internet como se fossem verdadeiras.

Pode-se também acrescentar a interpretação errônea de um texto ou situação, de forma deliberada ou por falta de cuidado na leitura.

– Peçam para que os alunos apontem apenas 02 Fake News veiculadas recentemente.

Analisem com os alunos o que pode levar alguém a divulgar um tipo de informação desta e as consequências para quem acredita.

– Depois, falem:

A Bíblia não veicula informações falsas. Os seus leitores devem observar as regras de interpretação bíblica e o contexto em que está inserido o texto em estudo para que não seja entendido de forma equivocada, propagando informações não verdadeiras, trazendo confusão e consequências negativas para si e para os outros.

No relato da segunda tentação de Jesus, o Diabo distorceu as Escrituras sem observar o contexto.

E é sobre isto que vamos estudar na lição de hoje. Vamos começar?

– Para finalizar, leiam o que Bíblia adverte:

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Timóteo 2:15).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?