Dinâmica Jovens: O Texto e o contexto
Lição 10: Interpretando erroneamente as escrituras
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Interpretando erroneamente as escrituras. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Depois, utilizem a dinâmica “O Texto e o contexto”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Texto e o contexto
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a importância das regras de interpretação bíblica e do contexto.
Material:
01 quadro branco
01 marcador para quadro branco
Procedimento:
– Escrevam no quadro a palavra “Fake News”.
– Perguntem: O que são Fake News?
Aguardem as respostas.
Certamente vão girar em torno de que são informações falsas que são divulgadas na internet como se fossem verdadeiras.
Pode-se também acrescentar a interpretação errônea de um texto ou situação, de forma deliberada ou por falta de cuidado na leitura.
– Peçam para que os alunos apontem apenas 02 Fake News veiculadas recentemente.
Analisem com os alunos o que pode levar alguém a divulgar um tipo de informação desta e as consequências para quem acredita.
– Depois, falem:
A Bíblia não veicula informações falsas. Os seus leitores devem observar as regras de interpretação bíblica e o contexto em que está inserido o texto em estudo para que não seja entendido de forma equivocada, propagando informações não verdadeiras, trazendo confusão e consequências negativas para si e para os outros.
No relato da segunda tentação de Jesus, o Diabo distorceu as Escrituras sem observar o contexto.
E é sobre isto que vamos estudar na lição de hoje. Vamos começar?
– Para finalizar, leiam o que Bíblia adverte:
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Timóteo 2:15).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz