Dinâmica Jovens: Um Coração Fiel
Lição 07: Quem segue a Cristo anda em fidelidade
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Quem segue a Cristo anda em fidelidade. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
– Sugiro que vocês dividam a turma em 03 grupos. Cada grupo ficará com um item da lição.
Em grupo, os alunos devem ler o item da lição e depois falar para a turma a relação entre cada figura e a fidelidade. Por exemplo:
Grupo 01: figura do soldado(item I)
Grupo 02: figura do atleta(item II)
Grupo 03: figura do agricultor(item III)
Aqui está sendo utlizado o método de divisão em grupos. Durante a atividade, que deve ser de no máximo 15 minutos, passem en cada grupo para ver o andamente da atividade proposta.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir a aula, apliquem a dinâmica “Um Coração Fiel”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Um Coração Fiel
Objetivos:
Refletir sobre atitudes que nos distanciam de Deus, através da desobediência e infidelidade.
Enfatizar que as imagens do soldado, do atleta e do agricultor nos fazem perceber a importância da fidelidade requerida para os seguidores de Cristo.
Material:
01 rolo de fita adesiva
01 lixeira ou 01 saco para lixo
Folhas de papel ofício divididas em 04 partes
Observação: cada aluno receberá 02 partes da folha de papel ofício
Procedimento:
– Falem: Estudamos sobre as imagens do soldado, do atleta e do agricultor que nos fazem perceber a importância da fidelidade requerida para os seguidores de Cristo.
– Depois, distribuam 02 partes da folha de papel ofício para cada aluno.
– Falem: Que tal a gente pensar agora sobre aquilo que está deixando o nosso coração dividido entre Deus e as coisas que nos afastam dele por meio da infidelidade e desobedência?
– Então, peçam para que os alunos utilizem as 02 partes da folha de papel ofício. Em uma escrever o que precisa ser retirado e na outra o que pode permanecer.
– Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes negativas, representando a limpeza requerida para um coração santo, fiel e obediente de um cristão.
– Os papéis, contendo o que pode permanecer no coração, devem ser colocados no quadro branco. Devem ser lidos para serem compartilhados com todos, enfatizando a importância de cada ação positiva para o caminhar cristão.
– Agora, leiam:
“Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente”(2 Timóteo 2:4,5).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz