Dinâmica Jovens: Vida Santificada

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: As Bênçãos de uma Vida Santificada. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica  “Vida Santificada”.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Vida Santificada

Objetivo: Introduzir o estudo sobre as bênçãos da santificação.

Material:

– 02 quadros brancos

– 01 rolo de fita adesiva

– ½ folha de papel ofício para cada aluno e caneta

– Palavras e expressões abaixo:

Santificação inicial

Santificação contínua

Santificação progressiva

Santifcação final

Justificação

Regeneração

Glorificação

Salvação

Reconciliação com Deus

Paz com Deus

Graça de Deus

Alegria da salvação

Vida eterna

Procedimento:

Dias antes da aula:

Digitar as palavras e expressões já mencionadas no item material

Recortar cada palavra e expressão

No dia da aula:

– Coloquem estas palavras e expressões no quadro branco de forma aleatória.

– Peçam para que os alunos leiam cada uma de forma silenciosa.

– Depois, lancem a pergunta:

Que tal vocês pensarem sobre todas as palavras para colocá-las em uma sequência baseada na doutrina Bíblica?

– Deixem que os alunos pensem e escrevam no papel fornecido por vocês.

– Falem que a aula de hoje abrange todas estas palavras.

– Então, comecem o estudo da lição, utilizando as palavras ou expressões, colocando-as em sequência para dar sentido verdadeiro de acordo com a Bíblia.

– À medida que a explanção for realizada, os alunos vão conferindo com o que elaboraram no início da aula.

– Para finalizar, os alunos podem falar sobre o que aprenderam com esta atividade.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Seu comentário...

Carrinho de compras
Rolar para cima
1
Aproveite as Ofertas de Hoje!
NOVIDADES DO DIA !!!
✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa:

Oferta de hoje! Aproveite...
✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

https://ebdinterativa.com.br/shopping

Lançamentos

https://ebdinterativa.com.br/loja-ebd/