Dinâmica Lição 02: A Atuação do Espírito Santo no Plano da Redenção

Dinâmica: Marcas do Espírito Santo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: A Atuação do Espírito Santo no Plano da Redenção.

– Depois, utilizem a dinâmica “Marcas do Espírito Santo”.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

Lembram-se daquela proposta que fiz na lição 01?

“Perguntar: Quem é o Espírito Santo?

Anotar todas as respostas numa folha de papel madeira ou cartolina e reservar.

Falar que ao longo desta aula e das subsequentes, vocês vão acrescentando outras informações sobre o Espírito Santo, que serão citadas pelos alunos através da assimilação do conteúdo”.

Agora, pequem a folha de papel madeira e peçam para que os alunos citem o que aprenderam com a lição 02, utilizando frases curtas e/ou palavras

Tenho certeza de que será muito produtivo.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Marcas do Espírito Santo

Objetivo: Reconhecer a atuação do Espírito Santo na vida do cristão.

Material:

1/2 uma folha de papel ofício para cada aluno

01 caneta para cada aluno

01 quadro branco

01 marcador para quadro branco

Procedimento:

– Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.

– Falem: Antes da conversão a Cristo, não tínhamos ainda conhecimento sobre atuação do Espírito Santo. Éramos como uma folha como esta (mostrem a folha). Mas, depois da conversão ao aceitar a Cristo, nossa vida se modificou, mudanças espirituais aconteceram através da atuação do Espírito Santo.

– Agora, peçam para os alunos para amassarem o papel.

– Falem: As marcas deixadas no papel podem representar(de forma simples) as transformações efetuadas pelo Espírito Santo nas nossas vidas. Nunca mais seremos os mesmos.

– Perguntem:

O que o Espírito Santo tem efetuado em sua vida?

Aguardem as respostas.

Exemplos de respostas: convenceu do pecado, da justiça e do juízo, Batismo com o Espírito Santo, o Fruto do Espírito, os Dons Espirituais, consolação etc.

Escrevam as respostas no quadro, para que sejam socializadas.

– Finalizem, fazendo um resumo das atuações do Espírito Santo na vida do crente.

Ideia original desconhecida do uso do papel amassado

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: