Dinâmica Lição 02: A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo
Deus arquitetou o plano redenção para a humanidade que este oculto, mas o mistério foi revelado e realizado por Jesus, executando a salvação para todos que o aceitam e garantido pelo Espírito Santo.
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem iniciar o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo.
– Nesta lição há algumas palavras que seu significado não é de uso comum. Que tal procurar no dicionário o significado delas?
Talvez você compreenda todas estas palavras, mas lembrem-se de que nas classes da EBD há uma diversidade enorme entre os alunos quanto à formação escolar…
Sublimidade
Beneplácito
Incomensurável
Doxologia
Isto é importante. Por quê? É recomendável que o professor ao ensinar utilize vocabulário simples. Ao expressar alguma palavra menos usual, imediatamente fale outra mais comum de mesmo significado para que todos entendam a mensagem que está sendo transmitida. O cuidado com a compreensão daquilo que é transmitido é um ponto importante para que a comunicação na Escola Bíblica Dominical aconteça de forma satisfatória.
– Para iniciar o estudo, utilizem a dinâmica “O Mistério Revelado”.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para melhor exposição do conteúdo, recomendo estas sugestões:
– Apresentem um cartaz(recurso didático) com a listagem das bênçãos espirituais descritas em Efésios 1. 3 a 14 – vejam no item I, subitem 2, página 12 da revista do mestre).
A visualização é importante para o aprendizado, chama a atenção dos alunos e aumenta a retenção do que está sendo exposto.
– Ao falar sobre Ef 1.10, “na dispensação da plenitude dos tempos”, perguntem:
“A plenitude dos tempos” se refere a que época? Já aconteceu ou ainda vai ocorrer?
Aguardem as respostas. Depois, apresentem outras informações.
Desta forma, vocês estão utilizando o método de Perguntas e Respostas, que foi muito usado por Jesus nos seus ensinos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Mistério Revelado
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o mistério revelado – o plano de Deus para a humanidade.
Material:
01 caixa bem arrumada(não precisa ser grande – pode ser aproximadamente do tamanho de uma caixa de sapato)
01 caixa menor que a primeira
Texto 01 digitado:
“Descobrindo-nos o mistério da sua vontade…” (Efésios 1:9).
Texto 02 digitado:
“O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; (Colossenses 1:26,27).
Procedimento:
Antes da aula:
Arrumem as caixas
Dentro da caixa menor ponham o texto de Efésios 1.9 digitado
Fechem a caixa menor
Coloquem a menor dentro da maior
Em cima da caixa menor coloquem o texto de Colossenses 1.26,27 digitado
Fechem a caixa maior
Na Introdução da aula:
– Apresentem uma caixa bem arrumada.
– Falem: Aqui dentro há um mistério a ser revelado.
– Perguntem: O que poderá ser este mistério?
Observem com atenção as respostas.
– Se alguém acertar, peçam para que abram a caixa e vejam qual o mistério.
– Se ninguém acertar, falem:
Vou deixar a caixa aqui(coloquem em cima de uma mesa, uma cadeira ou banco) e ao longo da lição vocês vão pensando sobre isto.
– Ao terminar o estudo da lição, retomem a pergunta inicial: O que poderá ser este mistério?
E agora? Vocês já entenderam qual o mistério?
Quem deseja descobrir qual o mistério? Abra a caixa.
Ao abrir a caixa maior, o aluno vai se surpreender porque haverá um versículo e outra caixa e dentro desta outro versículo.
O primeiro versículo deve ser lido, depois a caixa menor deve ser aberta e os versículos devem ser lidos.
– Para concluir, falem: Deus arquitetou o plano redenção para a humanidade que este oculto, mas o mistério foi revelado e realizado por Jesus, executando a salvação para todos que o aceitam e garantido pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
Fonte. Atitude de aprendiz