Dinâmica Lição 07: A Mordomia dos Dízimos e Ofertas
Adultos: Tempo, Bens e Talentos: Sendo Mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: A Mordomia dos Dízimos e Ofertas.
– Depois, apliquem a dinâmica “Gratidão e Privilégio”.
– Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Gratidão e Privilégio
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o dízimo.
Material:
03 cartolinas
03 pincéis atômicos
Procedimento:
Antes da aula:
– Dividam as 03 cartolinas em várias partes, como se fosse uma tabela, utilizando um pincel atômico.
Durante a aula:
– Apresentem uma cartolina para a turma.
– Falem: Vocês estão vendo que esta cartolina está dividida em várias partes. Vamos supor que isto represente tudo que você ganha, isto é, seu salário.
– Dividam a turma em 03 grupos e solicitem que preencham cada parte da tabela com aquilo que se gasta com o dinheiro recebido mensalmente.
Depois, forneçam as seguintes orientações, para cada grupo, sem que os demais saibam:
Para o grupo 01: peçam para que coloquem a palavra dízimo no 1º quadrado.
Para o grupo 02: peçam para que coloquem a palavra dízimo no último quadrado.
Para o grupo 03: peçam para que não coloquem a palavra dízimo.
– Estipulem um tempo de no máximo 10 minutos para a atividade.
– Em seguida, peçam para que cada grupo apresente, de forma objetiva, a tabela preenchida.
– Depois, analisem com os alunos os 03 tipos de comportamento do cristão com seu salário, os gastos e o dízimo.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz