Dinâmica Lição 07: Cultuando a Deus com Liberdade e Reverência

Dinâmica: Primeiro as primeiras coisas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: Cultuando a Deus com Liberdade e Reverência.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Para ilustrar o item III, utilizem a dinâmica “Primeiro as primeiras coisas”.

Lembram-se daquela proposta que fiz na lição 01?

“Perguntar: Quem é o Espírito Santo?

Anotar todas as respostas numa folha de papel madeira ou cartolina e reservar.

Falar que ao longo desta aula e das subsequentes, vocês vão acrescentando outras informações sobre o Espírito Santo, que serão citadas pelos alunos através da assimilação do conteúdo”.

Agora, pequem a folha de papel madeira e peçam para que os alunos citem o que aprenderam com a lição 07, utilizando frases curtas e/ou palavras.

Tenho certeza de que será muito produtivo.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Primeiro as primeiras coisas

Objetivos:

Ilustrar a importância das prioridades na liturgia do culto.

Refletir sobre as prioridades nas nossas vidas.

Material:

– 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio

– Aproximadamente ½ kg de arroz cru

– 04 bombons tipo serenata de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).

 Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.

Procedimento:

– Perguntem: Quais as partes principais do culto?

Para cada resposta certa, vocês colocam 01 bombom dentro de um dos vasos, até completar a quantidade de quatro. Os bombons deverão caber dentro do vaso e não deverão ultrapassar a borda do vaso.

– Falem: Este vaso representa a totalidade do culto, colocamos até o momento, as partes principais do culto.

– Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro).

Coloquem, com cuidado, o arroz até a borda.

Agora falem: esta parte de arroz representa as outras partes do culto, além daquelas já apontadas como prioridades.

Leiam I Co 14.40: “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”.

– Agora, faça o processo inverso.

Peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.

O que aconteceu? Por que os bombons não cabem totalmente no vaso?

Falem: O arroz colocado em primeiro lugar representa alguma parte do culto com tempo exagerado (geralmente os cânticos), ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.

– Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na liturgia do culto.

– Reflitam, ainda, com os alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas.

O que temos como prioridade?

Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Ideia Original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: