Dinâmica Lição 10: O Senhor Jesus Cura Hoje

Dinâmica: Desenrole que Aparece!

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

– Apresentem o título da lição: O Senhor Jesus Cura Hoje.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

Lembram-se daquela proposta que fiz na lição 01?

“Perguntar: Quem é o Espírito Santo?

Anotar todas as respostas numa folha de papel madeira ou cartolina e reservar.

Falar que ao longo desta aula e das subsequentes, vocês vão acrescentando outras informações sobre o Espírito Santo, que serão citadas pelos alunos através da assimilação do conteúdo”.

Agora, pequem a folha de papel madeira e peçam para que os alunos citem o que aprenderam com a lição 10, utilizando frases curtas e/ou palavras.

Tenho certeza de que será muito produtivo.

Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Desenrole que aparece!”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Desenrole que Aparece!

Objetivos:

Oportunizar momentos de socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.

Reconhecer que Jesus cura nos dias atuais

Material:

01 rolo de papel toalha do tipo picotado

01 caneta para cada aluno.

Observação: A ideia do uso do rolo de papel toalha não deve entendida como desmerecimento aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e expor, tornando conhecida a quantidade de milagres efetuado por Jesus.

Procedimento:

Antes da aula:

Escrever o nome de cada milagre de Jesus em cada parte do rolo de papel toalha, sem separá-los.

Depois enrolem novamente o papel com cuidado.

Durante a aula:

– Apresentem o rolo de papel toalha e falem: O rolo de papel  vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá retirar 01 ou 02 partes, lembrando que outras pessoas também precisarão dele.  Enfatizem que o papel não servirá para uso de higiene.

– Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem. Façam a soma e falem: Esta quantidade de milagres é somente uma parte dos milagres de Jesus.

– Falem: Vamos ver agora, quais foram estes milagres?

Então peçam para que cada aluno leia os nomes dos milagres que ele tem escrito nos pedaços de papel.

Falem: Estes milagres foram realizados por Jesus, mas Ele continua operando milagres. Vocês já receberam algum milagre ou conhecem alguém da família que recebeu?

– Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma bênção que ele recebeu ou um milagre recebido por alguém da família em uma parte do papel.

– Estipulem no máximo 05 minutos para isto.

– Depois, peçam para que os alunos socializem com o grupo as bênçãos recebidas.

– Orientem os alunos para que não descartem o papel e socializem em casa o objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares também realizem a enumeração das bênçãos recebidas.

– Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.

Ideia original da utilização do rolo de papel toalha para outros tipos de dinâmica: desconhecida

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: