Dinâmica Lição 12: A Coragem do Apóstolo Paulo diante da Morte
Dinâmica: O viver é Cristo e o morrer é ganho
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
– Apresentem o título da lição: A Coragem do Apóstolo Paulo diante da Morte, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Depois, utilizem a Dinâmica “O viver é Cristo e o morrer é ganho”, para iniciar o estudo do tema.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco; material da dinâmica;
– Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, mas, vocês podem escrever outras informações;
– Participação dos alunos na aula;
– Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: O viver é Cristo e o morrer é ganho
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a coragem do apóstolo Paulo diante das perseguições, acusações, ameaças e da morte.
Material:
01 quadro branco
Marcadores para quadro branco(02 cores)
Procedimento:
– Organizem os alunos círculo para uma Roda de Conversa.
– Perguntem para os alunos se já sofreram algum tipo de acusação ou ameaça.
Deixem que eles falem. Escutem atentamente os relatos e no quadro branco escrevam quais foram os tipos de acusação ou ameaça.
Por exemplo: falso testemunho, acusação à nível familiar, no trabalho, na igreja, na rua, numa loja, má interpretação de uma fala ou atitude etc.
Observem se, além da acusação, houve também ameaças.
Perguntem como foi o desfecho da situação.
– Depois, perguntem:
Vocês sofreram algum tipo de perseguição por causa do evangelho? Por que é evangélico ou por está conduzindo a Bíblia?
Ouçam atentamente o que alunos estão falando.
– Em seguida, falem: Escutamos aqui vários relatos sobre acusações e/ou ameaças, que não podemos equiparar com a situação do apóstolo Paulo.
E, na lição de hoje, vamos estudar sobre as muitas retaliações sofridas pelo apóstolo Paulo no decorrer de seu ministério, tais como: perseguições, acusações falsas, ameaças de morte, prisão, enfrentamento contra seus opositores etc. e sua coragem diante delas, ao ponto de afirmar na carta aos filipenses: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho”(1:21).
Escrevam este versículo no quadro e destaquem as palavras “viver” e “morrer”.
– Vamos, agora, começar a estudar sobre estas situações e entender esta afirmação paulina.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz