Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL e Aula dinâmica.

Dinâmica Lição 12: A Coragem do Apóstolo Paulo diante da Morte

Dinâmica: O viver é Cristo e o morrer é ganho

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: A Coragem do Apóstolo Paulo diante da Morte, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Depois, utilizem a Dinâmica “O viver é Cristo e o morrer é ganho”, para iniciar o estudo do tema.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco; material da dinâmica;

– Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: O viver é Cristo e o morrer é ganho

Objetivo:

Iniciar o estudo sobre a coragem do apóstolo Paulo diante das perseguições, acusações, ameaças e da morte.

Material:

01 quadro branco

Marcadores para quadro branco(02 cores)

Procedimento:

– Organizem os alunos círculo para uma Roda de Conversa.

– Perguntem para os alunos se já sofreram algum tipo de acusação ou ameaça.

Deixem que eles falem. Escutem atentamente os relatos e no quadro branco escrevam quais foram os tipos de acusação ou ameaça.

Por exemplo: falso testemunho, acusação à nível familiar, no trabalho, na igreja, na rua, numa loja, má interpretação de uma fala ou atitude etc.

Observem se, além da acusação, houve também ameaças.

Perguntem como foi o desfecho da situação.

– Depois, perguntem:

Vocês sofreram algum tipo de perseguição por causa do evangelho? Por que é evangélico ou por está conduzindo a Bíblia?

Ouçam atentamente o que alunos estão falando.

– Em seguida, falem: Escutamos aqui vários relatos sobre acusações e/ou ameaças, que não podemos equiparar com a situação do apóstolo Paulo.

E, na lição de hoje, vamos estudar sobre as muitas retaliações sofridas pelo apóstolo Paulo no decorrer de seu ministério, tais como:  perseguições, acusações falsas, ameaças de morte, prisão, enfrentamento contra seus opositores etc. e sua coragem diante delas, ao ponto de afirmar na carta aos filipenses: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho”(1:21).

Escrevam este versículo no quadro e destaquem as palavras “viver” e “morrer”.

– Vamos, agora, começar a estudar sobre estas situações e entender esta afirmação paulina.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Seu comentário...

GRÁTIS! PARTICIPE E RECEBA SUBSÍDIOS DA LIÇÃO BÍBLICA (ADULTOS)
SAIBA MAIS, CLIQUE AQUI

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...