Dinâmica Lição 13: O Cativeiro de Judá
Dinâmica: Fizeram reto ou mal diante de Deus?
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
– Apresentem o título da lição: O Cativeiro de Judá, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Utilizem um mapa para mostrar o reino do Sul(Judá) e outro para apresentar o império babilônico.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
– Para concluir, utilizem a dinâmica “Fizeram reto ou mal diante de Deus?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapas e material da dinâmica;
– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, os cartazes da dinâmica; mas, vocês podem escrever outras informações;
– Participação dos alunos na aula;
– Aplicação de 01 dinâmica, para conclusão do trimestre.
Dinâmica: Fizeram reto ou mal diante de Deus?
Objetivo: Concluir o estudo sobre o tema do trimestre – O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel
Material:
02 folhas de papel madeira ou cartolina
02 quadros brancos
Pincel atômico ou marcador para quadro branco
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
Na folha 01: escrever o título “Reis que fizeram reto diante de Deus”
Na folha 02: escrever o título “Reis que fizeram mal diante de Deus”
Na aula:
– Coloquem estas folhas já identificadas em 02 quadros brancos.
– Leiam e expliquem para os alunos o que vocês desejam que eles realizem.
Os alunos devem apontar os nomes e atitudes dos reis que façam referência ao título do cartaz.
Observação:
se houver dificuldade inicial, comecem a citar alguns nomes dos reis e creio que os alunos vão se lembrar de outros.
Nomes de reis estudados nas lições: Salomão, Jeroboão, Roboão, Acabe, Acazias, Joás, Oseias, Ezequias, Josias e Zedequias.
– Depois, enfatizem qual as consequências que eles ocasionaram para si próprios e para o povo de Israel.
E em seguida, analisem o que aprendemos com os erros e acertos destes reis.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz