Dinâmica Lição 13: O Cativeiro de Judá

Dinâmica: Fizeram reto ou mal diante de Deus?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: O Cativeiro de Judá, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Utilizem um mapa para mostrar o reino do Sul(Judá) e outro para apresentar o império babilônico.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

– Para concluir, utilizem a dinâmica “Fizeram reto ou mal diante de Deus?”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapas e material da dinâmica;

– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, os cartazes da dinâmica; mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Aplicação de 01 dinâmica, para conclusão do trimestre.

Dinâmica: Fizeram reto ou mal diante de Deus?

Objetivo: Concluir o estudo sobre o tema do trimestre – O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel

Material:

02 folhas de papel madeira ou cartolina

02 quadros brancos

Pincel atômico ou marcador para quadro branco

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

Antes da aula:

Na folha 01: escrever o título “Reis que fizeram reto diante de Deus”

Na folha 02: escrever o título “Reis que fizeram mal diante de Deus”

Na aula:

– Coloquem estas folhas já identificadas em 02 quadros brancos.

– Leiam e expliquem para os alunos o que vocês desejam que eles realizem.

Os alunos devem apontar os nomes e atitudes dos reis que façam referência ao título do cartaz.

Observação:

se houver dificuldade inicial, comecem a citar alguns nomes dos reis e creio que os alunos vão se lembrar de outros.

Nomes de reis estudados nas lições: Salomão, Jeroboão, Roboão, Acabe, Acazias, Joás, Oseias, Ezequias, Josias e Zedequias.

– Depois, enfatizem qual as consequências que eles ocasionaram para si próprios e para o povo de Israel.

E em seguida, analisem o que aprendemos com os erros e acertos destes reis.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: