Dinâmica Lição 13: Quando Deus Restaura o Justo
Dinâmica: Jó x 04 amigos
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Quando Deus Restaura o Justo.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Para concluir o estudo do tema do trimestre, apliquem a “Dinâmica: Jó x 04 amigos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Jó x 04 amigos
Objetivos:
Concluir o estudo sobre Jó, através da argumentação de seus amigos Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú quanto a sua situação de sofrimento.
Contra argumentar as ideias destes amigos.
Material:
Digitar separadamente as ideias dos 04 amigos de Jó, contendo de forma objetiva o que defendiam, acusando Jó(veja no procedimento).
Nomes digitados de Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú, para identificação.
Recursos humanos:
04 alunos para representar Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.
Procedimento:
– Falem: Estudamos o que causou as perdas, a doença, o abandono e o sofrimento de Jó.
– Ele recebeu visita de 04 amigos: Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.
Neste momento, chamem 04 alunos e coloquem um nome de um dos amigos de Jó em cada um deles.
– Falem: Aqui temos Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.
– Perguntem:
Está faltando algum personagem?
Certamente, os alunos vão falar que é Jó.
– Então, falem que cada aluno representará Jó. Como assim?
Claro que nem de longe nossa situação se iguala a de Jó. Porém, nós representaremos Jó quanto as aflições, as dificuldades, as doenças, o abandono que sofremos.
– Em seguida, peçam aos alunos que estão representando Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú para falar o que está escrito no papel que receberam.
Um de cada vez apresentará suas ideias quanto ao sofrimento de Jó.
Todos os alunos “Jó” devem contra-argumentar, apresentando o que afirma a palavra de Deus, se possível com referências bíblicas.
Para concluir, leiam Tg 5.11:
“Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz