Dinâmica: Navegando pelas tentações
Objetivo:
- Mergulhar na narrativa das tentações de Jesus em Mateus 4:1-11 de forma dinâmica e reflexiva, promovendo a conexão dos alunos com as tentações e seus desafios na fé.
Materiais:
- Bíblias ou livros contendo Mateus 4:1-11
- Papel sulfite
- Canetas ou lápis
- Fitas adesivas
- Placa ou flipchart
Desenvolvimento:
1. A Jornada Começa:
- Inicie a aula convidando os alunos a imaginarem-se em uma jornada, prontos para desbravar um novo caminho.
- Distribua folhas de papel sulfite e peça que cada um desenhe um mapa simples, representando seu caminho de fé.
- Incentive-os a desenhar elementos que representem seus objetivos, valores e desafios nesse caminho.
2. Obstáculos no Caminho:
- Divida a classe em três grupos e entregue a cada um um cartaz com um dos seguintes títulos: “Tentação da Fome”, “Tentação do Poder” e “Tentação do Sucesso Fácil”.
- Peça aos grupos que releiam Mateus 4:1-11 e identifiquem as características e argumentos utilizados pelo tentador em cada passagem.
- Cada grupo deve anotar no cartaz os principais pontos identificados.
3. Navegando pelas Tentações:
- Reúna toda a classe e peça a cada grupo que apresente seu cartaz, destacando os argumentos do tentador e as respostas de Jesus.
- Promova uma discussão sobre as tentações, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências e reflexões sobre como lidar com situações semelhantes em suas vidas.
- Utilize perguntas como:
- Quais são as tentações mais comuns que vocês enfrentam?
- Como as tentações podem nos desviar do nosso caminho de fé?
- Quais estratégias Jesus nos ensina para resistir às tentações?
4. Fortalecendo-se para a Jornada:
- Peça aos alunos que voltem aos seus mapas e identifiquem pontos em que as tentações apresentadas na aula podem se manifestar em suas vidas.
- Incentive-os a escreverem, ao lado desses pontos, versículos bíblicos, frases inspiradoras ou lembretes que os ajudem a resistir às tentações e seguir em frente em sua jornada de fé.
- Compartilhe um versículo inspirador sobre a força e a fidelidade de Deus, como Tiago 1:13.
5. Refletindo e Compartilhando:
- Para finalizar, convide os alunos para um momento de reflexão individual, convidando-os a escreverem em um papel um compromisso concreto que desejam assumir para fortalecer sua fé e resistir às tentações.
- Incentive-os a compartilharem seus compromissos, se sentirem confortáveis, criando um ambiente de apoio e encorajamento mútuo.
Dicas Extras:
- Para tornar a dinâmica ainda mais envolvente, você pode utilizar recursos visuais como imagens, vídeos ou músicas que representem as tentações e a fé.
- Adapte a dinâmica ao tempo disponível e ao perfil dos alunos, ajustando o nível de aprofundamento e a quantidade de atividades.
- Utilize a criatividade e incentive a participação de todos, criando um ambiente de aprendizado significativo e engajador.
Conclusão:
Através dessa dinâmica interativa, os alunos adultos da Escola Dominical terão a oportunidade de se conectar com a narrativa das tentações de Jesus de forma profunda e reflexiva, aprendendo a identificar as tentações em suas vidas, desenvolver estratégias para resisti-las e fortalecer sua fé na caminhada.
#dinamica #cpad #remissão #liçõesbiblicas #slide #ebd #ebdinterativa #subsidios #igreja #pregação
ABAIXO SUBSÍDIOS SELECIONADOS PARA ENRIQUECER A EXPOSIÇÃO DA AULA
Silvio Costa
Saiba mais em Gospel Trends
Autor: Costa, Silvio