Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL e Aula dinâmica.

GRÁTIS! PARTICIPE E RECEBA SUBSÍDIOS DA LIÇÃO BÍBLICA (ADULTOS)
Toda semana liberamos comentário exegético profundo da leitura bíblica em classe e mais subsídios. GRÁTIS!​

Entrar no Grupo EBD Adultos

Guarda o Teu Coração: Explicação do Versículo (Provérbios 4:23)


A expressão bíblica “guarda o teu coração” nos ensina a importância de proteger o centro de nossa vida interior. O versículo de Provérbios 4:23 diz: “De tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Este texto adverte sobre a necessidade da vigilância espiritual, moral e mental, uma vez que é dessa fonte que provém as atitudes e comportamentos que moldam a vida.

Ao examinar esse versículo, vemos que o autor nos incentiva a sermos cuidadosos com aquilo que alimenta nossos corações. Pensamentos impuros, ambições egoístas e influências corruptas podem distanciar-nos de Deus e afetar negativamente nosso comportamento. Se negligenciarmos a ordem para guardar o nosso coração, corremos o risco de desviar nossos caminhos, uma vez que dos nossos pensamentos, emoções e desejos, fluem as direções que tomamos em nossas vidas.

Então, de forma prática, o princípio de “guardar o coração” envolve uma postura constante de oração, leitura das Escrituras e obediência a Deus. A verdade é que o crente deve estar sempre vigilante e submisso à orientação do Espírito Santo, permitindo que seus pensamentos e atitudes estejam alinhados com a vontade divina. Ao filtrar os seus desejos e ações à luz da Palavra de Deus, o crente encontra verdadeira sabedoria para conduzir sua vida de forma santa e agradável ao Senhor.

Guarda o teu coração

A expressão “guarda o teu coração” deve ser entendida como a ordem para priorizar a vigilância do nosso ser interior. O verbo hebraico usado para “guardar” indica não apenas a proteção passiva, mas a ativa, como uma sentinela em constante alerta. A preocupação básica dessa vigilância é impedir o coração de tramar o mal.

O sábio escritor do livro de Provérbios refere-se ao coração como a fonte de todo comportamento. Então, controlar as emoções, desejos e intenções é vital para evitar uma vida inclinada ao mal. Assim como em outras partes da Escritura, onde o controle da língua é comparado ao ato de guardar algo precioso, o mesmo princípio é aplicado ao coração em Provérbios 4:23, cuja corrupção poderia desencadear consequências devastadoras (cf. Provérbios 13:6; 21:23).

Portanto, a ordem bíblica é clara: devemos vigiar aquilo que permitimos entrar em nossos corações, seja por meio dos pensamentos, seja por meio dos sentimentos, pois isso determinará a qualidade de nossas vidas espirituais e relacionamentos.

Então, guardar o coração significa proteger a fonte de todas as decisões morais e espirituais. Isso envolve impedir que pensamentos e intenções impuras entrem ou sejam cultivados. Provérbios 6:14, por exemplo, mostra como um coração corrompido trama o mal, e a ordem de guardar o coração reflete a necessidade de impedir essa corrupção.

Porque dele procedem as fontes da vida

A segunda parte do versículo aponta a razão pela qual devemos guardar o coração: dele procedem as “fontes da vida”, ou seja, tudo aquilo que define nosso caráter e nossas ações. O termo hebraico para “fontes”, denota as “saídas” ou os fluxos de vida que emanam do coração.

Na cultura bíblica antiga, o coração era visto como o órgão central que governava não apenas a vontade e as emoções do homem, mas também as ações do seu corpo. Este entendimento é expresso em passagens bíblicas que ligam as expressões faciais, o uso da língua e as atitudes às condições do coração (cf. Provérbios 15:13; 12:23).

Assim, todas as atitudes e escolhas do ser humano são, em última análise, um reflexo do estado do seu coração. Aquilo que uma pessoa faz externamente é uma expressão do que ela carrega internamente. Se o coração está inclinado ao mal, toda a vida segue essa inclinação. O próprio Senhor Jesus ensinou que a pessoa boa tira o bem do bom tesouro do coração, em contraste com a pessoa má, porque a boca fala do que está repleto o coração (Lucas 6:45).

Além disso, a vida que procede do coração, conforme provavelmente sugerido pela expressão “fontes da vida”, é mais do que a existência física; refere-se à vida moral e espiritual, a qual é alimentada pela Palavra de Deus (cf. Provérbios 4:21). Proteger o coração, portanto, garante que a vida fluindo dele seja uma vida de retidão e santidade, que reflete o caráter de Deus.

Uma vez alguém disse que o coração é o campo de batalha entre o bem e o mal, e, por isso, deve ser guardado diligentemente. De fato, o inimigo de nossas almas sabe que, se conseguir corromper o nosso coração, pode afetar toda a nossa vida. No entanto, a boa notícia é que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará nossos corações e mentes em Cristo Jesus (Filipenses 4:7).

Portanto, guardar o coração é uma atitude que abrange todas as áreas da vida do crente, levando-o a uma vida de integridade e obediência à vontade de Deus. Essa vigilância envolve não apenas proteger contra influências externas malignas, mas também cultivar intencionalmente as verdades da Palavra de Deus dentro do coração, para que dele flua vida, santidade e justiça.

Daniel Conegero

Fonte: estiloadoracao

Seu comentário...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar para a loja
    CLIQUE AQUI
    Olá! Como posso te ajudar hoje?
    NOVIDADES DO DIA !!!
    Olá! Seja bem-vindo (a)....

    ✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

    ✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

    Confira as ofertas de hoje...