Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL e Aula dinâmica.

“Hermenêutica reformada” x “Hermenêutica pentecostal”

"hermenêutica pentecostal" é mais reformada em sua prática

Hermenêuticas

A chamada “hermenêutica reformada”, que inspirou o termo “hermenêutica pentecostal”, segundo o teólogo reformado calvinista Paulo Anglada, caracteriza-se, dentre outros aspectos, pelos seguintes:

– Ênfase no método histórico-gramatical;

– Ênfase na inspiração, autoridade suprema, suficiência, clareza e preservação das Escrituras;

– Ênfase no papel do Espírito Santo na revelação e inspiração da Bíblia, e na iluminação do intérprete.

Em relação ao papel da experiência na interpretação das Escrituras, diz Anglada:

“A experiência pessoal do intérprete, seja ela espiritual ou fenomenológica, não deve ser desprezada, mas não pode ser considerada como referencial fidedigno de interpretação. As experiências pessoais devem ser interpretadas à luz das Escrituras e não o contrário. Esse é um dos grandes perigos na interpretação bíblica […] A experiência têm, portanto, apenas um papel secundário na interpretação das Escrituras. Elas devem ser levadas em consideração somente como um elemento adicional na avaliação da autenticidade da nossa interpretação. […] a experiência humana precisa ser submetida à autoridade das Escrituras.” (Introdução à hermenêutica reformada, Knox Publicações, 2016, p. 227-228)

Qual a diferença dos aspectos da prática hermenêutica reformada, daquilo que chamam “hermenêutica pentecostal”? Acredito que apenas nas ênfases. A ênfase pentecostal em experiências é maior, no geral, do que a dos reformados cessacionistas.

Nenhum dos dois segmentos (tirando os teólogos liberais e progressistas presentes nos mesmos), nega o papel fundamental e primordial das Escrituras na interpretação bíblica.

Dessa forma, a chamada “hermenêutica pentecostal” defendida por teólogos pentecostais ortodoxos, é na realidade a “hermenêutica reformada” com um nome diferente, com uma ênfase diferente, e com alguns pressupostos diferentes em relação ao batismo no Espírito Santo e a atualidade de todos os dons espirituais.

Quando comparados com os reformados continuacionistas, a prática e os pressupostos hermenêuticos dos pentecostais são praticamente os mesmos dos reformados.

Sendo assim, me parece que a chamada “hermenêutica pentecostal” é mais reformada em sua prática, métodos e pressupostos do que alguns pensam.

Assinado: um pastor, teólogo e hermeneuta pentecostal, que tenta valorizar o que há de bom e relevante nas outras tradições cristãs.

Pr. Altair Germano

Extraído: Altair Germano

Seu comentário...

GRÁTIS! PARTICIPE E RECEBA SUBSÍDIOS DA LIÇÃO BÍBLICA (ADULTOS)
SAIBA MAIS, CLIQUE AQUI

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...