Jovens Dinâmica: Fé e confiança

Lição 08: O Quinto Sinal: Jesus Anda Sobre o Mar

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Quinto Sinal: Jesus Anda Sobre o Mar. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Já estudamos anteriormente 04 sinais: Quais foram estes sinais?

Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que o 1º. foi a transformação da água em vinho, o 2º. a cura do filho do oficial, o 3º. a cura do paralítico de Betesda e 4º a multiplicação dos pães.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Apresentem um mapa para apontar o mar da Galileia e Cafarnaum.

Mapa é um recurso didático importante. Sua utilização chama a atenção dos alunos e torna a explicação documentada.

Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Fé e confiança”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Fé e confiança

Objetivos:

Analisar a atitude dos discípulos de Jesus no mar revolto da Galileia.

Refletir sobre a fé e a confiança de ser guiado por Deus.

Material:

Uma venda

Procedimento:

– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para representar um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.

– Mudem o aluno de posição e solicitem para que comece a caminhar até chegar a um determinado ponto da sala.

– Esperem que o “aluno cego” peça orientação e comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.

– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:

Seria possível percorrer o caminho sem conhecer a orientação (a vontade) do guia?

Como você se sentiu sendo guiado?

Você entendeu de forma clara os comandos (a vontade) do guia?

O guia transmitiu confiança?

– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança que devemos ter em Deus, confiando nele.

– Pode acontecer que o “aluno cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado.

Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que nós precisamos e estar atentos a sua voz, obedecer a vontade divina, tendo como padrão a Palavra de Deus.

– Para concluir, analisem a atitude dos discípulos de Jesus no mar revolto da Galileia, quanto a confiança nas palavras de Jesus.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?