Adultos Dinâmica: Marcas da salvação
Lição 08: A Lei e os Evangelhos Revelam Jesus
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
3 – Apresentem o título da lição: A Lei e os Evangelhos Revelam Jesus, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Vocês podem retomar o tema da classificação dos livros da Bíblia
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir, apliquem a dinâmica “Marcas da Salvação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Marcas da salvação
Objetivos:
Concluir o estudo sobre a salvação em Jesus, apontada na Lei e nos Evangelhos
Enfatizar a mudança que ocorre na vida daquele que aceita Cristo como salvador.
Material:
½ folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
– Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.
– Falem: Esta folha de papel pode representar nossa vida. As transformações vão acontecendo e nossa vida vai se modificando(à medida que vocês falarem vão amassando aos poucos a folha de papel).
– Falem: Jesus ao morrer ficou com marcas em vários lugares do seu corpo, por causa dos pregos colocados quando estava na cruz ao morrer por mim e por você. Conforme lemos em João 20.25:
“Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei”.
– Perguntem: Temos as marcas do Senhor Jesus em nossas vidas? A salvação efetuada por sua morte modificou sua vida?
– Peçam para que os alunos amassem a folha de papel e solicitem para que falem(de forma objetiva) sobre a mudança ocorrida em sua vida após receber a salvação.
Após cada depoimento, falem: Estas são as marcas deixadas por Jesus na vida de….(falar o nome do aluno).
Ideia original desconhecida da técnica do papel amassado.
Esta versão por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz