Dinâmica Jovens Lição 08: A Singularidade de Israel nos Últimos Dias
Dinâmica: O Relógio de Deus
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Singularidade de Israel nos Últimos Dias. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Para continuar a montagem da linha do tempo, coloquem a expressão “A grande Tribulação para os judeus” depois de “A manifestação do Anticristo”.
– Para dar continuidade ao estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Relógio de Deus”, com o objetivo de introduzir o estudo sobre a nação de Israel no plano escatológico.
– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Montagem da linha do tempo com mais um acontecimento;
Material da dinâmica;
– Participação dos alunos na aula;
– Método audiovisual: quadro com o título da lição e a linha do tempo;
– Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: O Relógio de Deus
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a nação de Israel no plano escatológico, partindo do conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.
Material:
01 mapa Múndi
01 relógio grande(tipo de parede)
Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Coloquem no centro do círculo um mapa múndi.
– Peçam para que eles encontrem a nação de Israel.
– Depois, solicitem que os alunos falem sobre os conflitos que giram em torno dessa nação, inclusive, apresentando as últimas notícias divulgadas na mídia.
Observem atentamente o que eles vão falar; se acrescentem outras informações.
– Em seguida, apresentem um relógio grande.
Aproveitem e conversem com os alunos sobre a importância do relógio, isto é, a marcação das horas e nossas atividades.
– Perguntem: O que tem a ver o relógio com a nação de Israel?
– Depois, falem que a aula será sobre o tempo dos eventos escatológicos e sua relação com Israel, enfatizando que Israel é considerado o relógio de Deus no plano divino para as últimas coisas.
Por Sulamita Macedo
Fonte: Atitude de Aprendiz