Jovens Dinâmica: Levanta-te, toma tua cama e anda!

Lição 06: O Terceiro Sinal: O Paralítico de Betesda

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Terceiro Sinal: O Paralítico de Betesda.  Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Já estudamos anteriormente 02 sinais: Quais foram estes sinais?

Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que o 1º. foi a transformação da água em vinho e o 2º. a cura do filho do oficial.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Levanta-te, toma tua cama e anda!”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Levanta-te, toma tua cama e anda!

Objetivo: Contextualizar a expressão “Levanta-te, toma tua cama e anda!” para a vida do aluno.

Material:

Não precisa

Procedimento:

– Leiam o relato sobre a cura do paralítico de Betesda.

– Depois, perguntem: Quais as palavras de Jesus, que modificaram a situação do paralítico?

Certamente os alunos vão dizer: “Levanta-te, toma tua cama e anda!”

– Falem: Nesta frase, há 03 verbos de ação: levantar, tomar e andar.

De que forma estas palavras, desta situação em estudo, podem ser contextualizadas para sua vida?

Levantar: indica alguém parado que precisa se levantar para agir

Tomar(pegar algo): pegar a cama remete sair do comodismo, de ficar parado, depender de alguém

Andar: mudança de situação, antes inerte, para outra de ação

– Falem: São palavras nos colocam de pé.

– Peçam para que os alunos digam para os colegas:

Jesus disse para o paralítico: Levanta-te, toma tua cama e anda!

– Agora, peçam para que os alunos analisem esta expressão para si mesmos. Qual a dificuldade que tem impedido que eles se levantem e saiam da situação?

– Para concluir, afirmem: Jesus pode mudar sua situação.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?