Dinâmica Jovens Lição 06: A Grande Tribulação

Dinâmica: A Máscara

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Grande Tribulação.

Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Falem: Esta lição vai tratar sobre o período da Grande Tribulação. A igreja neste período não estará na Terra, pois nesse tempo já houve o Arrebatamento. Estejamos preparados para o encontro com Cristo.

– Para continuar a montagem da linha do tempo, coloquem a expressão “A Grande Tribulação” depois do “Tribunal de Cristo”.

Depois, comecem o estudo sobre o conteúdo, buscando sempre a participação do aluno.

– Então, perguntem: O que vocês conhecem sobre a Grande Tribulação? Aguardem as respostas e depois escrevam numa cartolina ou quadro as respostas dos alunos e reservem este material.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio.

– Depois, coloquem no quadro os seguintes nomes dos personagens que aparecerão neste período:

DRAGÃO: O Diabo, A Serpente

A BESTA: O Anticristo, O Perverso, O Homem do Pecado

A SEGUNDA BESTA: Falso Profeta

– Agora, trabalhem as características e funções de cada personagem neste período de 07 anos da Grande Tribulação, como também sua atuação hoje no mundo.

Nesta explicação, vocês devem falar sobre o Dia do Senhor, apostasia, a Falsa Trindade Satânica, A Misteriosa Maldade, a Revolta e como terminará este período, quando Jesus descer e derrotar seus inimigos.

– Depois, perguntem: E agora, o que vocês sabem sobre a Grande Tribulação?

Para tanto, apresentem as respostas do início da aula e acrescentem o que os alunos vão falar.

– Para finalizar, utilizem a dinâmica “A Máscara”, que proporcionará a reflexão sobre a forma de manifestação do Anticristo.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição e as respostas dos alunos); mas, vocês podem escrever outras informações;

Montagem da linha do tempo com mais um acontecimento;

Material da dinâmica;

– Participação dos alunos na aula;

– Método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio;

– Método audiovisual: quadro com o título da lição e as respostas dos alunos a linha do tempo e apresentação da dinâmica;

– Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: A Máscara

Objetivo: Refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.

Material:

01 máscara

03 alunos

Procedimento:

1 – Antes do início da aula:

– Escolham 03 alunos ou outros que voluntariamente participem da atividade.

– Falem para o aluno 01 que deverá falar para a turma características pessoais(não físicas) e do que gosta de fazer, do que já fez, do que pretende realizar,  relatar acontecimentos ocorridos com ela. Este relato deverá ser de forma exagerada, mas que seja moderado para não levantar suspeitas se as afirmações são verdadeiras e ou falsas. Tudo deve ser expresso de forma que convença os ouvintes.

– Falem para o aluno 02 e 03 para que forneçam informações pessoais de forma verdadeira.

– Orientem que eles vão usar uma máscara, quando chegar o momento de falar para a turma.

– Peçam para que eles não divulguem para os colegas as orientações dadas a eles.

2 – No momento da realização da dinâmica:

– Chamem os 03 alunos para se posicionar na frente da classe.

– Solicitem para que falem sobre o combinado anteriormente. À medida que cada um falar, coloquem a máscara nele.

– Depois, perguntem: Vocês acham que estão falando a verdade ou mentira?

Aguardem a manifestação dos alunos e perguntem o porquê das respostas, isto é, o que lhes convenceu disto.

Deixem a máscara no aluno que a turma afirma que ele está mentindo.

– Falem: Os 03 usaram máscara, mas a quem cabe realmente a máscara?

– Peçam, agora, para que eles falem para o grupo se estavam mentindo ou falando a verdade.

Coloquem a máscara no aluno que mentiu e falem: Sua máscara caiu, sua farsa foi descoberta!

– Afirmem: Assim será no governo do Anticristo, baseado em mentira e no engano convencerá a muitos, mas Cristo destruirá este império, desmascarando-o.

– Para finalizar, leiam:

II Ts 2. 3 e 4 “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; O qual se opõe contra tudo que se chama ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: