Jovens Dinâmica: Multiplicando

Lição 07: O Quarto Sinal: A Multiplicação dos Pães e Peixes

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Quarto Sinal: A Multiplicação dos Pães e Peixes.  Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Já estudamos anteriormente 03 sinais: Quais foram estes sinais?

Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que o 1º. foi a transformação da água em vinho, o 2º. a cura do filho do oficial e o 3º. a cura do paralítico de Betesda.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Apresentem um mapa para apontar a Galileia.

Mapa é um recurso didático importante. Sua utilização chama a atenção dos alunos e torna a explicação documentada.

Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Multiplicando”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Multiplicando

Objetivo: Contextualizar o milagre da multiplicação dos pães com a vida dos alunos.

Material:

Os 4 sinais das operações matemáticas: adição(soma), subtração(diminuição), divisão e multiplicação.

01 folha de papel ofício dividida em 4 partes com linhas traçadas

Procedimento:

– Apresentem os 4 sinais das operações matemáticas.

– Depois, falem: Jesus multiplicou 5 pães e 02 peixinhos para uma grande quantidade de pessoas comerem.

Após a multiplicação, houve a divisão do alimento.

Com isso, a fome foi diminuída.

Este milagre acrescentou(somou) a fé aos que viram o milagre acontecer.

– Entreguem 01 folha de papel ofício para cada aluno e peçam para que dividam em 4 partes, com uma caneta.

– Agora, falem:

Vocês estão precisando de um milagre?

O que este milagre vai modificar?

Utilize os sinais das operações matemáticas para responder.

– Depois, os alunos podem socializar para os colegas o resultado do que responderam.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?