Jovens Dinâmica: O Bom Pastor
Lição 10: Jesus, o Bom Pastor
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Jesus, o Bom Pastor. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Apresentem 01 figura de um rebanho de ovelhas e o cuidador delas, o pastor.
– Falem sobre a ocupação do pastor de ovelhas e as características das ovelhas.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Apresentem um mapa para apontar a cidade de Jerusalém.
Mapa é um recurso didático importante. Sua utilização chama a atenção dos alunos e torna a explicação documentada.
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Bom Pastor”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Bom Pastor
Objetivo: Exemplificar e estudar sobre salvação, através de Jesus, aquele que nos religou a Deus, dando sua vida pelas ovelhas.
Material:
01 giz branco
01 pano úmido
01 telefone com fio
Nome digitado: DEUS
Procedimento:
– Utilizando um giz, desenhem no piso um círculo grande.
– Peçam para que todos os alunos entrem neste círculo.
– Entreguem para um dos alunos o nome DEUS e para outro aluno um telefone com fio.
– Pequem o telefone, tirando do gancho e falem: A comunicação de Deus com o homem e vice-versa acontecia de forma perfeita. Mas, o homem pecou, desobedecendo a Deus e esta comunicação foi cortada.
Nesse momento, retirem o fio do telefone e peçam para que todos os alunos saiam do círculo, demonstrando afastamento de Deus. Somente o aluno que tem o nome “Deus” permanecerá no círculo.
– Façam outro círculo com giz, separado do círculo anterior.
– Peçam para que todos os alunos entrem neste novo círculo.
– Falem: O homem ficou distanciado de Deus, mas o amor divino pela humanidade era tão grande, que providenciou uma ponte de ligação entre Ele e os homens, enviando Jesus, o bom pastor, dando sua vida pelas ovelhas, sendo pois o Salvador e Mediador dos homens.
– Nesse momento, façam dois traços, simulando uma ponte, unindo os dois círculos, e coloquem o nome JESUS.
– Falem: Desta forma, a comunicação foi restabelecida.
– Em seguida, coloquem o fio do telefone, antes retirado.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Observação: É interessante limpar o piso, para isto utilizem um pano úmido.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz