
Juvenis – Currículo do Ano 1: Lição 07: A Mídia e a Moda – Dinâmica
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre A Mídia e a Moda.
– Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Mãe, eu não tenho roupa!”
– Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mãe, eu não tenho roupa!
Objetivo: Refletir sobre a moda influenciada pela Mídia e o bom senso para sua utilização.
Material:
01 cartolina com a expressão “Mãe, eu não tenho roupa”.
02 tesouras
02 tubos de cola
02 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
01 cabide
Procedimento:
– Escrevam no quadro ou cartolina a expressão “Mãe, eu não tenho roupa”.
– Peçam para que os alunos leiam em voz alta esta expressão.
– Perguntem:
Vocês já falaram esta frase?
Em que situação?
– Aguardem os relatos das meninas e dos meninos.
Certamente as respostas vão girar em torno de roupas perdidas porque eles cresceram e também de roupas novas para acompanhar tendências e estilos da moda atual.
– Agora, falem que é sobre a influência da mídia sobre eles com relação a moda, que será discutido na aula.
– Dividam a turma em dois grupos: 01 de meninos e outro de meninas.
– Entreguem para cada grupo revista de moda feminina para as meninas e de moda masculina para os meninos.
– Peçam para que escolham figurinos que mais gostam, recortem e colem numa folha de cartolina.
– Fixem os cartazes no quadro.
– Em seguida, cada grupo deve apresentar o resultado de suas escolhas, falando a razão destas escolhas.
– Agora, trabalhem as ideias sobre o modo de vestir abordadas na lição a partir das falas dos alunos e do resultado do trabalho em grupo.
Depois do que estudamos sobre a moda e a maneira de um cristão se vestir, o que não pode faltar num vestiário feminino e masculino?
Por exemplo: roupa composta, não provocante, sem sensualidade, sem expor o corpo, evitar camisetas com figuras ou frases que desconheçam o significado e indecentes etc.
Escrever os nomes num papel e pendurá-los no cabide.
– Falem: Este cabide não pode faltar no seu guarda-roupa.
– Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, que abrangem não somente o modo de se vestir, mas a forma de falar e agir influenciados pela Mídia.
Por Sulamita Macedo.
Relacionado

É autor, professor e palestrante, formado em pedagogia e teologia, escritor e Editor do Portal EBD Interativa.






















ESTE ARTIGO FOI ÚTIL? SIM