Juvenis Dinâmica: Novo Testamento
Lição 03: Entendendo o Novo Testamento
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição: Entendendo o Novo Testamento. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Em seguida, utilizem a dinâmica “Novo Testamento”.
– Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Novo Testamento
Objetivo: Estudar a classificação dos 27 livros do Novo Testamento
Material:
Bíblias dos alunos
04 caixas
Nomes para digitar:
Evangelhos, Histórico, Epístolas, Profético, Mateus a João, Atos, Romanos a Judas e Apocalipse
Procedimento:
Dias antes da aula:
Identificar as 04 caixas com os nomes: Evangelhos, Histórico, Epístolas e Profético.
Colocar os nomes dos livros dentro da caixa referente a Evangelhos(Mateus a João) Histórico(Atos), Epístolas(Romanos a Judas) e Profético(Apocalipse).
No momento da aula:
– Apresentem para os alunos as 04 caixas identificadas com os seguintes nomes:
Evangelhos
Histórico
Epístolas
Profético
– Falem: Vamos estudar hoje sobre a classificação dos 27 livros que compõem o Novo Testamento. Estes livros estão divididos em 04 blocos com estes nomes(apontem as caixas e leiam cada nome).
– Que tal agora, conhecer cada livro destes 04 blocos?
– Entreguem para 04 alunos, as 04 caixas.
Peçam para que eles abram e leiam o intervalo de início e fim dos nomes dos livros.
Os demais alunos devem acompanhar a leitura dos nomes dos livros que compreendem o intervalo, observando o índice da Bíblia para poder identificá-los por completo.
Aguardem que os alunos realizem esta atividade.
– Para concluir, perguntem:
Alguém lembra de algum fato ou versículo destes livros?
Aguardem as respostas.
– Em seguida, comecem o estudo da temática.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz