
Juvenis – Lição 10: Moralidade, o que é isso?
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
– Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
– Falem que o tema da aula será sobre Moralidade e como o cristão deve se comportar diante da imoralidade do mundo.
– Procurem refletir sobre o que seja “Moralidade”.
– Depois, falem sobre os valores bíblicos que o cristão deve ter.
– Em seguida, utilizem duas dinâmicas, postadas abaixo, para exemplificar como deve ser a atitude do cristão como Luz do Mundo e Sal da Terra.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo: Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal
Procedimento:
– Apresentem os 3 copos com água e falem que eles representam o mundo.
– Apresentem o sal e afirmem que o sal representa o cristão.
– Solicitem atenção dos alunos para o que vocês vão realizar.
– Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retirem a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último copo e misturem( situação 03).
– Perguntem: Qual situação que melhor representa a conduta do cristão no mundo?
– Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já devem ter percebido, a situação correta é a representada na situação 03.
– Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo?
– Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da terra.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a atitude do cristão como “Luz do mundo”.
Material: 01 prato e 01 copo transparentes, 01 vela, água, 01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
– Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
– Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
– Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
– Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.– Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
– Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Postado por Sulamita Macêdo
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Relacionado

É autor, professor e palestrante, formado em pedagogia e teologia, escritor e Editor do Portal EBD Interativa.
Postagens relacionadas
Anonymous
gostei das duas dinamicas,posta mais























1 comentário