Lição 05: O Casamento de Rute e Boaz: A remissão da família (Subsídios)
Lição Adultos CPAD – 3º Trimestre 2024
Rute 3.8: “E sucedeu que, pela meia-noite, o homem se estremeceu e se voltou; e eis que uma mulher jazia a seus pés.“
Palavras-chave em hebraico:
- חֲצוֹת (chatzot): Meia-noite. Este termo marca um momento crucial na narrativa, simbolizando um ponto de virada na vida de Rute e Boaz, semelhante à experiência de Jacó em Gênesis 32:24-32, onde sua luta com Deus ocorre durante a noite e resulta em uma transformação.
- אִישׁ (ish): Homem. Refere-se a Boaz, destacando seu papel como protagonista masculino na história, assemelhando-se a outros heróis bíblicos como Abraão (Gênesis 18) e José (Gênesis 39), que também foram testados em sua fé e integridade.
- שָׁכַב (shakav): Jazer. Este verbo descreve a posição de Rute aos pés de Boaz, um ato culturalmente significativo que indica submissão e confiança, similar à postura de súplica de Abigail diante de Davi em 1 Samuel 25:23-31.
Rute, seguindo o conselho de Noemi (Rute 3:1-5), aproxima-se de Boaz na calada da noite e se deita a seus pés. Este ato, carregado de simbolismo cultural, demonstra a iniciativa de Rute em buscar segurança e proteção sob a lei do levirato (Deuteronômio 25:5-10). A meia-noite, como ponto de virada, intensifica a tensão dramática da narrativa e prepara o terreno para a resposta de Boaz.
Rute 3.9: “E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende, pois, a tua aba sobre a tua serva, porque tu és o remidor.“
Palavras-chave em hebraico:
- מִי (mi): Quem. A pergunta de Boaz revela sua surpresa e curiosidade, mas também indica sua disposição em ouvir e entender a situação, assim como Deus questiona Adão após a queda em Gênesis 3:9.
- גּוֹאֵל (goel): Remidor. Este termo central na lei do levirato, destaca o papel de Boaz como parente próximo com a responsabilidade de resgatar Rute e sua família, similar à função de Deus como redentor de Israel em Isaías 41:14.
- כָּנָף (kanaph): Aba. A imagem da aba estendida simboliza proteção, segurança e compromisso, como a proteção divina prometida em Salmos 91:4. Rute pede a Boaz que assuma seu papel de protetor e provedor.
A resposta de Rute é direta e corajosa. Ela se identifica e declara suas intenções, apelando para a lei e a tradição. O uso do termo “goel” é significativo, pois coloca a responsabilidade sobre Boaz, que deve decidir se aceita ou não o papel de resgatador, similar à escolha de Ester em interceder por seu povo em Ester 4:13-16.
Rute 3.10: “E disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; pois agora deste mostras de bondade mais do que no princípio, não indo atrás dos moços, quer pobres quer ricos.“
Palavras-chave em hebraico:
- בָּרוּךְ (baruch): Bendito. A bênção de Boaz demonstra sua aprovação e admiração pela atitude de Rute, ecoando as bênçãos divinas concedidas aos fiéis em Gênesis 12:2. Ele reconhece sua lealdade, integridade e sabedoria.
- טוֹב (tov): Bondade. Esta palavra descreve a qualidade moral da ação de Rute, que escolheu um caminho de fidelidade e honra, em vez de buscar vantagens pessoais, similar à escolha de José em resistir à tentação em Gênesis 39:7-12.
- אַחֲרֵי (acharei): Atrás. Este termo indica a rejeição de Rute aos jovens, mostrando sua preferência por Boaz, um homem mais velho e estabelecido, mas também mais confiável e respeitável, refletindo a sabedoria de buscar conselhos de pessoas mais experientes, como em Provérbios 12:15.
Boaz elogia Rute por sua bondade e sabedoria, reconhecendo sua escolha por um caminho de honra e fidelidade. Ele a abençoa, indicando sua disposição em aceitar o papel de resgatador, similar à aceitação de Deus ao chamado de Moisés em Êxodo 3:7-10.
Rute 4.11 – “E todo o povo que estava na porta, e os anciãos, disseram: Somos testemunhas. O Senhor faça a esta mulher, que entra em tua casa, como a Raquel e a Lia, que edificaram a casa de Israel; e procede tu valorosamente em Efrata, e faze-te nome afamado em Belém.“
Palavras-chave em hebraico:
- עֵד (ed): Testemunha. A presença do povo e dos anciãos como testemunhas confirma a validade legal do casamento de Rute e Boaz, garantindo seus direitos e a legitimidade de sua descendência, similar ao papel das testemunhas no estabelecimento de alianças em Gênesis 31:44-54.
- בָּנָה (banah): Edificar. A comparação com Raquel e Lia, matriarcas de Israel, destaca o papel de Rute na construção de uma nova família e na continuidade da linhagem, ecoando a promessa de Deus a Abraão em Gênesis 12:2.
- חַיִל (chayil): Valorosamente. A exortação a Boaz para agir valorosamente em Efrata (Belém) enfatiza a importância de seu papel como líder e provedor, responsável por construir um legado para sua família e comunidade, similar à responsabilidade de Josué em liderar o povo de Israel em Josué 1:6-9.
A comunidade celebra o casamento de Rute e Boaz, reconhecendo a importância da união para a continuidade da linhagem e a prosperidade da família. A bênção final sobre o casal expressa o desejo de que eles sejam frutíferos e bem-sucedidos, construindo um legado duradouro em Belém, semelhante à bênção de Deus sobre Noé e sua família em Gênesis 9:1.
#lição5 #cpad #rute #liçõesbiblicas #slide #ebd #ebdinterativa #subsidios
ABAIXO SUBSÍDIOS SELECIONADOS PARA ENRIQUECER A EXPOSIÇÃO DA AULA
Silvio Costa
Saiba mais em Gospel Trends
Autor: Costa, Silvio