Lição 13: Seja um Mordomo Fiel
Adultos: Tempo, Bens e Talentos: Sendo Mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Seja um Mordomo Fiel.
– Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir, apliquem a dinâmica “Esperando o Noivo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Esperando o noivo
Objetivos:
Ilustrar e estudar sobre a parábola das 10 Virgens.
Refletir sobre qual deve ser a conduta do cristão diante da vinda de Jesus.
Material:
10 velas
05 caixas de palito de fósforos
05 caixas de palito de fósforos vazia
01 véu de noiva pequeno
Procedimento:
– Escolham 05 alunos para representarem as moças prudentes e 05 para representar as imprudentes.
– Entreguem velas para as 05 prudentes e 01 caixa de palito de fósforos. Da mesma forma, entreguem velas para as 05 imprudentes e 01 caixa de palito de fósforos vazia.
– Peçam para que os dois grupos se posicionem diante da sala.
– Leiam Mateus 25:1-10:
“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta”.
– Após a leitura da parábola das 10 virgens, falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na casa do pai dela, levando consigo os familiares e amigos, que cantavam e conduziam tochas para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de casamento.
– Vocês devem dizer: Lá vem o noivo!
– Neste momento, os dois grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes).
– O outro grupo que não conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta que está fechada, mas não será aberta.
– Agora, reflitam sobre qual deve ser a conduta do cristão diante da vinda de Jesus.
Por Sulamita Macedo.
Para finalização do trimestre, sugiro a realização de uma gincana com o tema “Seja um mordomo fiel”
Analise a possibilidade de local para a realização das tarefas da gincana sugeridas abaixo
Caso não seja possível a realização das tarefas sugeridas em espaço mais adequado, façam adaptação das atividades para execução na classe, mesmo dentro da igreja(sem haver interferência para outras classes)
Para fazer uma gincana é necessário fazer pelo menos 02 grupos. Pode ser mais.
Tarefas para os grupos executarem(para 02 grupos):
Tarefa 01:
Fazer encenação da parábola das Dez Virgens(grupo 01)
Fazer encenação da parábola do Servo Vigilante(grupo 02)
Tarefa 02:
Explicar a parábola das Dez Virgens relacionando ao tema “seja um mordomo fiel”(grupo 01)
Explicar a parábola do Servo Vigilante relacionando ao tema “seja um mordomo fiel”(grupo 02)
Tarefa 03:
Citar as características do mordomo fiel(grupo 01)
Citar as características do mordomo infiel(grupo 02)
Tarefa 04:
Executar um grito de guerra que faça referência ao tema da fidelidade(grupo 01 e 02)
Tarefa 05:
Apresentar objetos ou figuras que representem os temas estudados nas lições anteriores. Estes temas estudados dizem respeito a mordomia cristã, que devemos observar para que sejamos mordomos fiéis(grupo 01 e 02)
Tarefa 06:
Organizar uma ação social, desde a lição 11, para ajudar a necessitados. A escolha fica a critério da turma, quanto a quem será ajudado e com quais produtos.
Os grupos 01 e 02 devem apresentar as doações no dia da lição 13.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz