Slides editáveis, Aula dinâmica, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Lição 3 – Relevância da Igreja no Cumprimento de sua Missão

CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO

                            CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO     CLIQUE AQUI – BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO 

Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :    

Atos 13.1-5 

1 – E, na Igreja que estava em Antioquia, havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.

2 – E, servindo eles aos Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

3 – Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

4 – E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

5 – E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.

Veremos nessa Lição a Relevância da Missão da Igreja em relação ao Mundo, a Deus e consigo mesma.

Esequias Soares: Missões está em toda a Bíblia. Visto que o propósito fundamental da Palavra de Deus é a redenção humana e missões se insere nesse contexto, é correto afirmar que está presente desde o Gênesis ao Apocalipse. Essa presença pode ser direta ou indireta, nas ilustrações, figuras, profecias. O Livro de Atos se sobressai em missões, registra os grandes trabalhos missionários. Missões, contudo, está em toda a Bíblia. O livro do Senhor é o manual de missões [11]

1 – Missão para com o Mundo

1.1 – Evangelizar o Mundo

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins.” (Atos 1.8)

Essas foram as últimas palavras de Jesus, após a ressurreição e antes da ascensão, enfatizando a responsabilidade de Seus discípulos na continuação de Sua obra, isto é, alcançar todos os povos.

A Palavra de Deus jamais volta vazia. Evangelizar é testemunhar acerca de Cristo, anunciando o plano divino da Salvação. 

A tarefa de evangelizar se baseia no Plano de Deus em alcançar toda a humanidade e na ordem de Jesus Cristo: “portanto ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.18-20). [7]

Claudionor de Andrade: Evangelização é a prática efetiva da proclamação do Evangelho, quer pessoal, quer coletivamente, até os confins da Terra, levando-nos a cumprir plenamente o mandato que Jesus nos delegou. A Evangelização não é um trabalho opcional da Igreja, mas uma obrigação de cada seguidor de Cristo (1Co 9.16). [8]

A ordem (não é uma recomendação) de Jesus é para pregar na nossa cidade (Jerusalém), no nosso estado (Judéia) , no nosso país (Samaria)  e no mundo todo (confins da terra) de uma maneira simultânea, foi para isso que fomos designados e preparados.

Os irmãos da igreja permaneceram em Jerusalém até o dia da morte do diácono Estêvão: “E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos” (Atos 8.1), Já os apóstolos permaneceram em Jerusalém até o dia em que Tiago, irmão de João foi morto à espada (Atos 12).

Em vez de parar o cristianismo, a oposição e a perseguição serviram de catalizadores para a transmissão do Evangelho, porque os crentes levavam a mensagem consigo quando fugiam. Tão logo havia convertidos por toda a Samaria e até mesmo na Etiópia [6]

Adam Clarke: Pelos termos do texto, podemos ver até que ponto essa comissão de instrução e salvação foi projetada para alcançar: os judeus, para os samaritanos e para toda a parte da terra, isto é, para as nações gentias, assim, para toda a raça humana, o Evangelho do reino deveria ser proclamado. Quando os doze discípulos foram enviados para pregar, sua comissão era muito limitada: “Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos” (Mateus 10.5), eles NÃO deveriam seguir o caminho dos gentios, nem entrar em nenhuma cidade dos samaritanos, mas pregar o Evangelho às ovelhas perdidas da casa de Israel [5]

Depois da morte e ressurreição, Jesus amplia a sua comissão: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19), estendendo a pregação do Evangelho a toda a criatura, confirmando sua ordem em Atos 1.8.

1.2 – Evangelização Local

O crente em particular deve fazer a Evangelização local, anunciando o Evangelho na própria residência para os familiares, na rua onde mora para os vizinhos, no trabalho e na escola para os colegas.

A Igreja Local deve fazer o trabalho de evangelização local destinando grupos de irmãos para proclamar a Palavra de Deus no bairro onde se localiza, na cidade onde se situa, nos locais de aglomeração, estabelecimentos de ensino, casas de saúde, locais de diversão, presídios e casas de detenção, áreas carentes, nas praças, de casa em casa, em todo lugar.

ONDE DEVEMOS EVANGELIZAR

Nem todos os lugares podemos fazer cultos e pregações, mas ganhar almas, individualmente, sim.

1. Nos Cultos

Após a pregação e o apelo, os ganhadores de almas, deverão estar atentos para levar aos ouvintes uma palavra amiga e sincera. Existem pessoas que mesmo sendo convencidas pelo Espírito Santo, precisam de ajuda para fazer sua decisão. Muitos têm dúvidas, temores e diversas dificuldades internas. Nestas horas uma palavra de encorajamento é decisiva.

2. Nos lares

Jesus disse que o campo é o mundo, o mundo começa à nossa porta, no nosso próprio lar (Mc 5.19). Os crentes primitivos evangelizavam de casa em casa (At 20.20). Muitas igrejas que hoje são grandes, começaram em casas particulares.

3. Nos trabalhos

Jesus chamou seus discípulos, quando eles estavam ocupados em seus trabalhos habituais (Mc 1.16-19; Mt 9.9). Nem sempre é possível evangelizar no trabalho, mas a mensagem que fala mais forte ao coração ímpio é a própria vida de quem prega. Portanto, um bom testemunho constitui-se uma poderosa mensagem.

4. Nos Transportes

Nos ônibus, trens, metrôs e outros meios de transportes públicos, as pessoas normalmente estão dispostas e desocupadas, gostam de conversar e ler. Quando não podemos falar com alguém, entregar um folheto apropriado é bem oportuno.

5. Nos hospitais, penitenciárias e outras instituições públicas

A primeira providência e procurar obter a autorização para realizar o trabalho que se pretende. Há pessoas que em boas condições de saúde e em plena liberdade jamais ouviriam o evangelho, mas nestas circunstâncias costumam ouvir de boa mente. Nunca discuta pontos, doutrinários ou religião. Lembre-se! Seu objetivo é anunciar a Cristo.

6. Em todos os lugares

O convite da salvação destina-se a todas as pessoas em todos os lugares independentemente de cor, credo, religião, raça, cultura e posição social. [10]

  

1.3 – Evangelização Mundial

Quando falamos em Evangelização Mundial estamos nos referindo a Evangelização transcultural ao qual sai da nossa localidade rompendo as barreiras culturais, línguas, povos.

Elienai Cabral: A Evangelização transcultural começa na vida urbana com as diferentes culturas vividas pelos seus habitantes. Porém, ela avança quando requer dos missionários uma capacitação especial para alcançar as pessoas. É preciso que o missionário tenha um visão nítida de que a mensagem do evangelho é global, pois o Cristianismo deve alcançar cada tribo, e língua, e povo, e nação até as extremidades da terra [9],  veja :

“Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra” (Is 49.6)

“Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra” (At 13.46-47)

O crente pode cooperar na Evangelização Mundial ou Transcultural de várias maneiras:

1 – Orando (Ef 6.18; Cl 4.3; 2Ts 3.1)

2 – Contribuindo (2Co 9.6-11; 1Co 9.7-14)

3 – Proclamando (Indo) no campo missionário (2Co 9.12-13)

Oseas Macedo de Paula: A Grande Comissão é uma prioridade na vida de cada discípulo de Jesus. O Alvo é alcançar o mundo inteiro com a mensagem do Evangelho, dando as informações necessárias para que cada pecador tenha, de forma clara, condições de optar, positiva ou negativamente, pela sua própria salvação. O agente de evangelização mundial é a igreja de Cristo, orientada, capacitada e impulsionada pelo Espírito Santo de Deus. Cristo deu a ela sua autoridade, para que possa, sem temor de fracasso, expandir o Evangelho a todos os homens de todas as raças e em qualquer lugar. Sejamos discípulos de Jesus e não apenas adeptos ou simpatizantes do Cristianismo! Estamos conscientes de que esta será sempre uma obra inacabada, pois sempre haverá o que fazer [12]

2 – Missão consigo Mesma

2.1 – Edificar seus Membros

“De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.” (1Co 12.26)

Na Igreja cada cristão pode edificar o seu irmão, e isso não é exclusividade dos obreiros, a comunhão nos propicia padecer com os que padecem e regozijar com os que estão alegres. 

Jonathan Leeman: Como cristãos batizados e membros comuns de uma igreja, somos responsáveis por proteger e preservar o evangelho e ministério do evangelho em nossa igreja discipulando a outros membros. Lembre-se de Efésios 4.15,16. A igreja se edifica no amor à medida que cada um faz sua obra. Temos uma obra a realizar para edificar a igreja. E parte disso, inclui o ministério de palavras. Alguns versículos depois, paulo diz: “falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.” (Ef 4.25). Falemos a verdade a eles, e ajudêmos-los a crescerem. Nossas palavras deve ser “boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem” (Ef 4.29). [16]

     

2.2 – Cuidar dos seus Membros

“Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” (Ef 1.10)

Wagner Gaby: A Igreja de Cristo é um organismo vivo e sua função não se limita a proclamação do Evangelho […] O serviço da igreja consiste em ajudar, suprir as necessidades dos filhos e filhas de Deus. A igreja local, portanto, deve socorrer os necessitados, as viúvas e os desamparados. Suas obras sociais confirmam e legitimam a sua pregação. A prática do serviço através do “Corpo de Cristo” é um mandamento do Senhor: “Ama o teu próximo como a ti mesmo” (Mc 12.31). A proclamação, comunhão e o serviço farão da igreja uma autêntica expressão do Reino de Deus [13]

2.3 – A Missão Social da Igreja

“E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e alguns de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesmas..” (Tiago 2.15-17)

A IGREJA E A ASSISTÊNCIA À SOCIEDADE

  1. A Evangelização

Wagner Gaby: Evangelizando, a igreja muda o cenário da sociedade, na qual acha-se estabelecida. Cabe-nos igualmente minimizar o sofrimento alheio (1Jo 3.18; Tg 2.14-18), manifestando o amor de Deus através de ações concretas. Dediquemo-nos, pois, a socorrer os enfermos, viciados em drogas, órfãos, viúvas e idosos desamparados. Em seu ministério, o Senhor Jesus ajudava a todos. Ele é o Servo de Jeová (Is 53.4; Lc 22.27; Fp 2.7). Paulo também muito se preocupava com os necessitados (1Co 11.1).

  1. A Ação Social

Wagner Gaby: Sem dúvida, a evangelização é a suprema missão da Igreja de Cristo. Todavia, devemos conscientizar-nos de que a ação social também faz parte da tarefa que nos confiou o Senhor (Mt 28.19,20; Tg 1.26,27). Por acaso não agiam assim o Senhor Jesus e os apóstolos?

  1. Restaurando a Sociedade

Wagner Gaby: A degradação de valores familiares, as drogas, a criminalidade e outros sintomas igualmente maléficos evidenciam o caos, em que vive a sociedade. Cabe a igreja de Cristo, portanto, lutar contra tais coisas. Através da Palavra de Deus, condenemos a prostituição, a pedofilia, o aborto, a corrupção, etc. Não nos conformemos com a filosofia deste mundo (Rm 12.2) pois a Igreja do Senhor é “a coluna e firmeza da verdade” (1Tm 3.15)  [13]

 

3 – Missão para com Deus

3.1 – Adoração no Velho Testamento

Considerações sobre a adoração no Velho Testamento :

1 – Os patriarcas adoravam edificando altares e oferecendo sacrifícios:

      Exemplo:  Abraão edificou um Altar (Gn 12.7)

2 – Na sequência, veio a adoração no Tabernáculo (Êx 25.8-9)

3 – Depois, veio a adoração no Templo (2 Crônicas 2)

3.2 – Constituindo uma casa para Habitação de Deus

Considerações a adoração no Novo Testamento:

1 – Jesus restaurou a verdadeira adoração

“Nas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.23-24).

“Deus é Espírito” quer dizer que Ele não é um ser físico, limitado a um lugar. Ele está presente em todas as partes, e pode ser adorado em qualquer lugar, a qualquer momento. O importante não é o lugar onde adoramos, mas a maneira como adoramos. Sua adoração é genuína e verdadeira? Você tem a ajuda do Espírito Santo? Como o Espírito Santo nos ajuda a adorar? O Espírito Santo ora por nós (Rm 8.26), nos ensina as palavras de Cristo (Jo 14.26), e nos diz que somos amados (Rm 5.5) [6]

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós” (1Co 3.16)

O texto acima afirma que cada cristão é um templo de habitação do Espírito de Deus, todavia saindo do sentido individual, também temos o sentido coletivo que é simbolizada por um templo para culto e adoração a Deus, e isso não é entendido pelos adeptos do movimento dos desigrejados. Dessa forma a Igreja tem a missão de propiciar um ambiente espiritual para que as pessoas adorem a Deus, conforme acontecia no Antigo Testamento, através dos altares, do Tabernáculo e do Templo.

Referente a importância da frequência na igreja, de modo claro, o apóstolo Paulo enfatiza: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hb 10.25 ARA)

Assim como no Antigo Testamento, a igreja primitiva continuou olhando para a adoração como uma atividade diária e constante:

“Perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2.46,47).

O texto acima ensina que o culto acontece a todo momento e em todos os lugares, no templo e de casa em casa. No Novo Testamento encontramos as três dimensões do culto: Pessoal, familiar e público. Não é um episódio apenas. Ao terminar a liturgia do templo, deve começar a liturgia da vida [14]

“De sorte que, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31).

O versículo nos diz que todas as nossas atitudes devem demonstrar o nosso amor e reverência a Deus. Não devemos fazer nada que não seja para glorificar o Seu nome e Seu reino. Não devemos nos preocupar com as coisas deste mundo, pois Deus é quem nos dá tudo o que precisamos. O Versículo também nos diz que devemos ter cuidado com o que comemos, bebemos e fazemos. Se devemos glorificar a Deus com tudo o que fazemos, então temos que ser cuidadosos com as coisas que ingerimos e com as coisas que fazemos. É importante saber que, se algo é contrário à vontade de Deus, não devemos fazê-lo. [15]

      

3.3 – Seguindo o Exemplo da Igreja Primitiva

“Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (At 2.47]

Seguindo o exemplo da Igreja primitiva:

Wagner Gaby: A igreja de Cristo deve preservar o amor, a simplicidade e o temor a Deus a fim de que o mundo conheça a Cristo através do nosso testemunho. Conservemos a sã doutrina, pois o Inimigo tenta macular a Noiva de Cristo mediante as heresias, modismos e costumes mundanos. Sigamos o conselho de Paulo e Timóteo: “Tem cuidado de Ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1Tm 4.16). [13]

Comentário 

Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil – 4° edição – 2009

[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais

[3] Bíblia Sagrada (NTLH) – Linguagem de Hoje

[4] Revista Betel Dominical Adultos – 2T – 2024

[5] versículoscomentados.com.br

[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal – CPAD 

[7] Revista Betel Dominical Adultos – 3T – 2017

[8] Revista Lições Bíblicas Adultos – CPAD – 3T – 2016

[9] Revista Lições Bíblicas Adultos – CPAD – 1T – 1007 – Pág.14

[10] Revista Discipulado Mestre 1 – CPAD – Pág.88-89

[11] Revista Lições Bíblicas Adultos – CPAD – 3T – 2000 – Pág.35

[12] Manual de Missões – Oseas M.P. – CPAD – Págs 44-45

[13] Revista Lições Bíblicas Adultos – CPAD – 3T – 2011 – Pág.37

[14] O culto no Novo Testamento – ultimato

[15] versículos.com.br  – Clique para Ler

[16] Tradução do Livro Understanding the congregation’s Authority 

        [Entendendo a Autoridade da Congregação – por Suzana L. Braga] 

        Jonathan Leeman – B & H Publishing Group

Postado por Ebdpanorama 

#madureira #betel #ebd #ebdinterativa #lições #trimestre

 

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...