Dinâmica – Lição 06: Orando, Contribuindo e Fazendo Missões (Adultos)
Dinamize sua aula e garanta maior aprendizado.
[vc_row][vc_column][vc_column_text]Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Orando, Contribuindo e Fazendo Missões. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Fazendo Missões”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fazendo Missões
Objetivo: Demonstrar a necessidade da participação e colaboração de todos na obra missionária.
Material:
01 bexiga(bola de aniversário) para cada aluno.
Procedimento:
– Entreguem uma bola para cada aluno.
– Peçam para encham, deem um nó.
– Organizem os alunos em círculo e orientem para que joguem as bolas para cima e não deixam que caiam.
– Aos poucos, vá retirando alguns alunos da atividade, até que a quantidade que ficar não consiga dominar as bolas, deixando as bolas cair.
– Então, perguntem:
O que significa a expressão “não deixar a bola cair”?
Espera-se que os alunos falem sobre persistência, compromisso etc.
– Continuem, perguntando:
Como foi realizar a atividade com todos cooperando?
Os que saíram, como se sentiram vendo que a atividade não podia ser realizada por poucos?
Os que permaneceram na atividade, como se sentiram, vendo que os cooperadores estavam desistindo?
Como ficam os missionários, se os que apoiam desistem? Foram enviados, porque foram chamados, os que ficam apoiam orando e contribuindo. Cada um deve fazer sua parte.
– Então vamos retomar a ação, fazendo o inverso, entrando aqueles que saíram.
– O que podemos constatar, com isto?
Podemos retornar a apoiar ou começar a colaborar com a obra missionária, orando, contribuindo e indo, não deixando a bola cair!
Ideia original uso da bexiga desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]