Mito da Caverna na atualidade
Hoje o conhecimento e a tecnologia são superdesenvolvidos, mas não há uma preocupação que faça as pessoas buscarem a sabedoria mais pura e verdadeira.
Hoje o conhecimento e a tecnologia são superdesenvolvidos, mas não há uma preocupação que faça as pessoas buscarem a sabedoria mais pura e verdadeira.
Vários elementos podem ser incorporados a uma releitura do Mito da Caverna nos dias de hoje. Os seres humanos estão vivendo em cavernas, como prisioneiros, já há algum tempo. Chegamos em uma era em que o conhecimento, a informação e a tecnologia são superdesenvolvidos, ao passo que não há uma preocupação, uma disposição ou qualquer movimento que faça as pessoas buscarem a sabedoria mais pura e verdadeira.
Vivemos a era da preguiça, em que o comodismo tomou conta das pessoas devido ao alto desenvolvimento tecnológico e extremo conforto proporcionado. As pessoas têm preguiça de pensar, de duvidar, de questionar, tornando-se meras receptoras de informações, conformadas com aquilo que é dito para elas. Não se busca mais saber o porquê das coisas serem como são e nem o modo como elas realmente são. Há somente conformismo.
O desenvolvimento político e social do meio em que se vive deixou de ser assunto interessante, e as pessoas simplesmente entregam os seus direitos para que outros os exerçam. As notícias falsas espalham-se pelas redes sociais e as pessoas simplesmente acreditam naquilo, como os prisioneiros acreditavam que as sombras eram verdadeiras. Há um verdadeiro domínio das massas por meio da mídia e dos donos do capital, que simplesmente manipulam a vontade popular de acordo com aquilo que beneficia o próprio capital.
As redes sociais tornaram-se vitrines cheias de imagens que demonstram a felicidade e a perfeição invejável das pessoas, mas também mostram egos vazios de sentido. A vida humana vulgarizou-se, pois o ser humano de hoje escolheu manter-se na caverna, tornando-se um ser cada vez mais desprezível, manipulável, fraco e dominado.
Leia mais em https://ebdinterativa.com.br/mito-da-caverna/
Fonte: História do Mundo