Pode um cristão abraçar ideologias?

 A ideologia é um “sistema de ideias (crenças, tradições, princípios e mitos) interdependentes, sustentadas por um grupo social de qualquer natureza ou dimensão, as quais refletem, racionalizam e defendem os próprios interesses e compromissos institucionais, sejam estes morais, religiosos, políticos ou econômicos” (Houaiss).

Ou, resumindo, o ideólogo é outro nome para um religioso. E essa religião pode ter como deus a moral, o dinheiro, o progresso, a ciência, a igualdade, a liberdade, o Estado, o feminino, o meio ambiente, o indivíduo, a sexualidade, etc. O ideólogo é um crente, secular ou não, mas é um crente.

Abraçar uma ideologia e se comprometer com ela é tomar para si outro senhor. Toda ideologia exige do homem um compromisso com uma visão de mundo. Cristo Jesus disse: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.” (Mateus 6.24). Ou seja, o nosso compromisso é apenas com Cristo que deve assumir a primazia em toda a nossa vida.

Toda ideologia só destaca uma ou outra faceta da graça comum. Um conservador valoriza a tradição, um liberal a liberdade e um progressista exaltará a igualdade. Todavia, ao valorizar tanto um aspecto da graça o ideólogo causa distorções. A falta de moderação é a tônica de um ideólogo, pois não há moderação diante de um deus. Todo ideólogo levanta uma bandeira aparentemente virtuosa, mas a sua missão é totalizar aquela virtude a todos os homens. Eis aí a tragédia de todo idealista.

O cristão tem como centro a pessoa de Cristo Jesus. E Cristo está acima das ideologias, não só em qualidade, mas como juiz de toda ideia, ideal e doutrina.

Autor(a)

Gutierres Siqueira

Gutierres Siqueira
Graduado em Comunicação Social pela Faculdade Paulus, pós-graduado em Mercado Financeiro pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Conselho Administrativo do Seminário Martin Bucer Brasil. Congrega e é atual professor de Escola Dominical na Assembleia de Deus no Jardim das Pedras, São Paulo (SP).

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?