1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como tema “Abaixo a violência”.
– Introduzam o estudo do tema através da dinâmica “Estamos no mesmo barco”.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma produtiva e excelente aula!
Dinâmica: Estamos no mesmo barco
Objetivo: Estudar o tema da violência social, de forma contextualizada.
Material:
Reportagens sobre diversos tipos de violência
Procedimento:
– Entreguem para os alunos várias reportagens sobre violência.
– Peçam para que eles agrupem estas reportagens por tipo de violência.
– Perguntem: Quantos aqui na classe sofreram algum tipo de violência social?
Certamente, quase a totalidade da turma vai responder que sim. Aguardem as respostas e comecem a tabular a quantidade de acordo com o tipo de violência, por exemplo: assalto, roubo, bullying, assassinato, assédio moral e/ou sexual, perseguição, sequestro etc.
Façam uma abordagem mesmo sucinta sobre a violência doméstica, Lei no 11.340/06(conhecida como Lei Maria da Penha). Há outra violência que não pode ser esquecida que é o Bullying, pois há crianças, adolescente se jovens sofrendo este tipo de violência dos colegas e estão calados, passando por situações constrangedoras e humilhantes na escola, e, seus pais e eles mesmos precisam denunciar estes fatos.
Procurem informações sobre estes tipos de violência num site de busca, nos quais vocês poderão ler sobre isto.
– Falem de exemplos registrados na Bíblia sobre violência, como: Caim que matou Abel, o homem da parábola do Bom Samaritano.
– Falem: A origem da violência está no pecado e que Caim cometeu o primeiro assassinato (Gn. 6.5).
O que podemos concluir? Abel, o homem da parábola e nós passamos por situações semelhantes, isto é, somos também vítimas de violência. A violência não é algo do mundo moderno. Estamos no mesmo barco.
Mas, lembrem-se de que Jesus está conosco no barco, quando somos surpreendidos pelas tempestades da vida. Leiam Mt 4.34 a 41.
– Agora, trabalhem os demais pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
-
Oferta!
Lição 03: Rute e Noemi – Entrelaçadas pelo Amor (Slide Editável)
R$9,99Original price was: R$9,99.R$6,99Current price is: R$6,99. Adicionar agora -
Oferta!
Lição 03 – Conservando os Valores e Guardando a Identidade (Slide Editável)
R$7,55Original price was: R$7,55.R$6,55Current price is: R$6,55. Adicionar agora