Adultos Dinâmica: Caixa da Felicidade
Lição 01: O Sermão do Monte: O Caráter do Reino de Deus
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
Tema: Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo.
Capa:
O que vemos?
04 mãos humanas e um pão.
O que isto tem a ver com o tema?
A figura nos leva a entender que a pessoa que está entregando pão para outra está cumprimento valores do reino de Deus, o amor ao próximo, repartindo com o outro o alimento de que necessita.
Comentarista: Pastor Osiel Gomes
Apresentem informações sobre ele, vejam na introdução do plano de aula(página 04) contida na lição 01. Se possível, mostrem uma foto dele.
Lições do trimestre:
Leiam os títulos das lições de forma alternada. Vocês falam os títulos com os números ímpares e os alunos os pares.
03 – Agora, trabalhem a lição 01:
– Apresentem o título da lição: O Sermão do Monte: O Caráter do Reino de Deus, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para exemplificar as Bem-aventuranças, apliquem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar sobre as Bem-aventuranças.
Refletir sobre a felicidade passageira e a espiritual.
Material:
– Digitar estas 08 frases:
Bem-aventurado os pobres de espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado os misericordiosos
Bem-aventurado os puros de coração
Bem-aventurado os pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.
– 01 caixa com tampa com o nome Caixa da Felicidade.
– Papéis ofício branco ou colorido
– 01 coleção de lápis hidrocor
– 01 tubo de cola
– 01 tesoura
– 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
– Apresentem a Caixa da Felicidade.
– Falem: Nela contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.
– Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos e depois escrevam de forma resumida ou mesmo em uma frase ou palavra que representem estes momentos felizes.
Colem estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).
– Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?
Observem as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.
– Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
– Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
– Falem: No sermão, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?
Observem as respostas dos alunos e falem que no dicionário Michaelis significa: feliz.
Depois, falem: A palavra “bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
– Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o real significado delas.
– Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.
– Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz