
Android P: entenda como funciona a bateria adaptativa
Por Filipe Garrett, para o TechTudo
Próxima versão de sistema, o Android P (9) terá uma forma nova de calibrar o consumo da bateria do celular. Usando inteligência artificial, o recurso chamado de bateria adaptativa buscará mapear os hábitos de uso do usuário para interpretar melhor quais são as demandas feitas ao aparelho. Segundo o Google, ele será capaz de detectar apps que são menos abertos e características de uso que podem levar a ganhos de eficiência da ordem de 30%.
A nova funcionalidade foi apresentada pelo Google durante a edição 2018 da I/O, conferência anual do Google voltada a desenvolvedores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2018/r/y/iytx6URRCWqKIkRBIUDg/android-p-bateria-adaptativa-credito-nicolly-vimercate.jpg)
Controle de bateria adaptativa no Android P (Foto: Nicolly Vimercate / TechTudo)
A nova tecnologia do Android P funcionará basicamente mapeando seus hábitos de uso do celular, listando, por exemplo, quais são os aplicativos que você usa menos, ou em ocasiões separadas por longos intervalos de tempo.
O chefe de engenharia do Android, Dave Burke, explicou que a ferramenta “vai aprender quais apps você vai usar nas próximas horas e quais você vai usar depois”. A partir daí, um mecanismo de inteligência artificial julgará quais destes aplicativos podem ser desligados sem causar prejuízo para a experiência de uso.
O Google deu o seguinte exemplo: se você usa pouco o Instagram, a tecnologia de bateria adaptativa vai colocar o app na geladeira para que ele não fique rodando em segundo plano. Desta forma, a rede social de fotos ficará incapaz de sobrecarregar o sistema, o que acarretaria em aumento também do consumo de energia.
Outro aplicação pode até incidir sobre apps que você usa diariamente. Supondo que você abre o seu email pela manhã e novamente apenas à noite, a inteligência artificial do Android P poderá entender o recado, e desligar o app de email nesse intervalo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2018/k/k/AZWBafQzanecKDxoPaTg/adaptive-battery-android-p.png)
Android P usará inteligência artificial para economizar até 30% mais bateria (Foto: Reprodução/YouTube)
Nas contas do Google, o esforço pode levar a economia de 30%, dada a redução das constantes intervenções de apps que “acordam” o processador frequentemente para rodar atividades como buscar novas notificações, mensagens etc.
Inteligência artificial também no brilho da tela
O Google divulgou o brilho adaptativo durante o Google I/O. Segundo a empresa, a inteligência artificial vai aprender quais são os horários e situações em que você precisa de mais brilho na tela. A compreensão dos hábitos permitirá ao smartphone ajustar a intensidade da iluminação do display levando em consideração as preferências do usuário.
Com informações: Pocket Lint

Android: quatro dicas para aumentar a duração da bateria
Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum TechTudo.
Relacionado

É autor, professor e palestrante, formado em pedagogia e teologia, escritor e Editor do Portal EBD Interativa.




















ESTE ARTIGO FOI ÚTIL? SIM