As cinco questões essenciais para uma gestão estratégica
A organização no divã. Assim podemos definir a essência do processo de autoavaliação criado por Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna. O autor elaborou cinco perguntas essenciais para um bom diagnóstico. Elas compõem o livro As Cinco Perguntas Essenciais que Você Sempre Deverá Fazer Sobre Sua Empresa [¹].
“As respostas são importantes. Você precisa delas para promover ações. Mas a coisa mais importante é fazer essas perguntas.” – Peter Drucker
As cinco perguntas de Drucker ajudam tanto a confirmar como redefinir a missão da organização, assim como estabelecer novas metas de longo alcance. Logo, essa autoavaliação organizacional leva a novos horizontes. Vale ainda destacar que, para além da metáfora do divã, a família de Drucker era próxima de Sigmund Freud [²].
Sem mais delongas. Conheça as cinco perguntas de Drucker para uma boa gestão estratégica:
1 – Qual é a nossa missão?
De acordo com Drucker, toda declaração de missão deve refletir três coisas: oportunidades, competências e comprometimento. Com isso ela deve proporcionar um entendimento completo sobre o real motivo de existência da organização.
Nas suas palavras:
“A declaração de missão é curta e bem focada. Deve caber em uma camiseta. A missão diz por que você faz o que você faz, não os meios pelos quais você faz isso.”
2 – Quem é o nosso cliente?
Identifique quem é o seu cliente principal. Isso servirá para estabelecer o foco de ações no público certo. Para Drucker, responder essa questão “fornece a base para determinar o que os clientes valorizam, definindo seus resultados e desenvolvendo o plano”.
Como o mercado é dinâmico, essa pergunta irá requerer periodicamente novas reflexões. Nesse sentido, o autor questiona: “Como nossos clientes mudarão?”
Lembre-se em aprender continuamente com seus clientes. Eles não são estáticos.
3 – O que o cliente valoriza?
Conforme Drucker, essa é a questão mais importante das cinco perguntas. Contudo, também é aquela que as empresas mais frequentemente deixam de se perguntar. Em partes, isso se explica pelo fato de que somente os próprios clientes podem responder sobre o que satisfaz suas necessidades, desejos e aspirações.
Não tente adivinhar a resposta do público-alvo. Experimente o cruzamento de informações de várias fontes com o feedback dos clientes. A partir desses dados, a sua organização se tornará capaz de criar serviços e produtos mais atraentes e lucrativos.
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4 – Quais são os nossos resultados?
Essa pergunta demanda duas medidas como resposta: quantitativas e qualitativas.
Medidas qualitativas dizem respeito ao alcance e profundidade das mudanças promovidas pelos produtos da organização. Já as medidas quantitativas buscam padrões de resposta, de natureza objetiva, para servir na avaliação de uso de recursos.
“O progresso e a realização podem ser apreciados em termos qualitativos e quantitativos. Esses dois tipos de medidas estão interligados – eles esclarecem um ao outro – e ambos são necessários para iluminar de que maneira e até que ponto as vidas estão sendo mudadas”
Além de identificar seus resultados, vale lembrar que você precisa saber como avaliá-los. Veja aqui 5 dicas para uma eficiente avaliação de resultados.
5 – Qual é o nosso plano?
As respostas para as quatro questões anteriores devem encaminhar você para um entendimento avançado da organização. Esse processo de autoavaliação irá permitir o estabelecimento de novas metas e ações estratégicas.
Para Drucker, um plano é a soma concisa do propósito e da direção futura da organização. Ele congrega missão, visão, metas, objetivos, medidas de ação, orçamento e avaliação.
Se você não puder responder a essa pergunta, não saberá para onde está indo e sequer como chegar até lá.
O divã de Peter Drucker irá te ajudar a chegar ao cerne do seu negócio. As respostas para as cinco perguntas fornecem um importante roteiro para a construção de um empreendimento eficaz, a implementação de uma boa gestão estratégica e a obtenção de resultados positivos.
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Fontes:
[¹] DRUCKER, Peter. As Cinco Perguntas Essenciais que Você Sempre Deverá Fazer Sobre Sua Empresa. Campus Elsevier: Rio de Janeiro, 2008.
[²] WARNER, S. Sigmund Freud and money. J Am Acad Psychoanal, 1989, Winter: 17(4):609-22.
Extraído: Interact