Aula dinâmica, Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

As cinco questões essenciais para uma gestão estratégica

organização no divã. Assim podemos definir a essência do processo de autoavaliação criado por Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna. O autor elaborou cinco perguntas essenciais para um bom diagnóstico. Elas compõem o livro As Cinco Perguntas Essenciais que Você Sempre Deverá Fazer Sobre Sua Empresa [¹].

As respostas são importantes. Você precisa delas para promover ações. Mas a coisa mais importante é fazer essas perguntas.” – Peter Drucker

As cinco perguntas de Drucker ajudam tanto a confirmar como redefinir a missão da organização, assim como estabelecer novas metas de longo alcance. Logo, essa autoavaliação organizacional leva a novos horizontes. Vale ainda destacar que, para além da metáfora do divã, a família de Drucker era próxima de Sigmund Freud [²].

Sem mais delongas. Conheça as cinco perguntas de Drucker para uma boa gestão estratégica:

1 – Qual é a nossa missão?

De acordo com Drucker, toda declaração de missão deve refletir três coisas: oportunidadescompetências e comprometimento. Com isso ela deve proporcionar um entendimento completo sobre o real motivo de existência da organização.

Nas suas palavras:

“A declaração de missão é curta e bem focada. Deve caber em uma camiseta. A missão diz por que você faz o que você faz, não os meios pelos quais você faz isso.”

2 – Quem é o nosso cliente?

Identifique quem é o seu cliente principal. Isso servirá para estabelecer o foco de ações no público certo. Para Drucker, responder essa questão “fornece a base para determinar o que os clientes valorizam, definindo seus resultados e desenvolvendo o plano”.

Como o mercado é dinâmico, essa pergunta irá requerer periodicamente novas reflexões. Nesse sentido, o autor questiona: “Como nossos clientes mudarão?”

Lembre-se em aprender continuamente com seus clientes. Eles não são estáticos.

3 – O que o cliente valoriza?

Conforme Drucker, essa é a questão mais importante das cinco perguntas. Contudo, também é aquela que as empresas mais frequentemente deixam de se perguntar. Em partes, isso se explica pelo fato de que somente os próprios clientes podem responder sobre o que satisfaz suas necessidades, desejos e aspirações.

Não tente adivinhar a resposta do público-alvo. Experimente o cruzamento de informações de várias fontes com o feedback dos clientes. A partir desses dados, a sua organização se tornará capaz de criar serviços e produtos mais atraentes e lucrativos.

Das estratégias ao nível tático e operacional: conheça a proposta automatizada de Gestão Estratégica da Interact

4 – Quais são os nossos resultados?

Essa pergunta demanda duas medidas como resposta: quantitativas e qualitativas.

Medidas qualitativas dizem respeito ao alcance e profundidade das mudanças promovidas pelos produtos da organização. Já as medidas quantitativas buscam padrões de resposta, de natureza objetiva, para servir na avaliação de uso de recursos.

“O progresso e a realização podem ser apreciados em termos qualitativos e quantitativos. Esses dois tipos de medidas estão interligados – eles esclarecem um ao outro – e ambos são necessários para iluminar de que maneira e até que ponto as vidas estão sendo mudadas”

Além de identificar seus resultados, vale lembrar que você precisa saber como avaliá-los. Veja aqui 5 dicas para uma eficiente avaliação de resultados.

5 – Qual é o nosso plano?

As respostas para as quatro questões anteriores devem encaminhar você para um entendimento avançado da organização. Esse processo de autoavaliação irá permitir o estabelecimento de novas metas e ações estratégicas.

Para Drucker, um plano é a soma concisa do propósito e da direção futura da organização. Ele congrega missão, visão, metas, objetivos, medidas de ação, orçamento e avaliação.

Se você não puder responder a essa pergunta, não saberá para onde está indo e sequer como chegar até lá.

Peter Drucker, considerado o pai da teoria da administração

O divã de Peter Drucker irá te ajudar a chegar ao cerne do seu negócio. As respostas para as cinco perguntas fornecem um importante roteiro para a construção de um empreendimento eficaz, a implementação de uma boa gestão estratégica e a obtenção de resultados positivos.

Aproveite e conheça a proposta automatizada de Gestão Estratégica da Interact, que permite planejar e administrar as estratégias organizacionais, assim como operar o nível tático e operacional.

Fontes:

[¹] DRUCKER, Peter. As Cinco Perguntas Essenciais que Você Sempre Deverá Fazer Sobre Sua Empresa. Campus Elsevier: Rio de Janeiro, 2008.

[²] WARNER, S. Sigmund Freud and money. J Am Acad Psychoanal, 1989, Winter: 17(4):609-22.

Extraído: Interact

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...