Dinâmica: A Bíblia e sua estrutura
Lição 04: A Estrutura da Bíblia
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
3 – Apresentem o título da lição: A Estrutura da Bíblia, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Posteriormente, apliquem a dinâmica “A Bíblia e sua estrutura”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Depois, desta aula, solicitem para que os alunos pesquisem sobre
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Bíblia e sua estrutura
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a estrutura da Bíblia.
Material:
Bíblia de cada aluno
02 folhas de papel madeira
04 tubos de cola branca
Nomes para digitar(ver no procedimento)
Procedimento:
– Nesta lição, vamos estudar sobre a estrutura da Bíblia.
– Peçam para que os alunos abram suas Bíblias no índice e perguntem:
O que vocês estão vendo?
Aguardem as respostas.
Certamente, vão falar que estão vendo os nomes de livros separados de acordo com a divisão da Bíblia, Antigo e Novo Testamentos.
– Agora, apresentem o primeiro cartaz com o título “Antigo Testamento” e sua divisão:
Pentateuco(05 livros)
Históricos(12 livros)
Poéticos(05 livros)
Proféticos Profetas Maiores(05 livros)
Profetas Menores(12 livros)
– Depois, distribuam 10 nomes dos livros do Antigo Testamento para os alunos.
Escolham nomes que abranjam as 04 classificações dos livros.
– Peçam para que os alunos, identifiquem qual a classificação e colem o nome ao lado ou abaixo do cada conjunto de livros.
– Repita esta ação até concluir os 39 livros do Antigo Testamento.
– Em seguida, apresentem o cartaz com o título “Novo Testamento” e sua divisão:
Evangelhos(04 livros)
Histórico(01 livro)
Epístolas Paulinas(13 livros)
Gerais(08 livros)
Revelação(01 livro)
– Depois, distribuam 10 nomes dos livros do Novo Testamento para os alunos.
Escolham nomes que abranjam as 04 classificações dos livros.
– Peçam para que os alunos, identifiquem qual a classificação e colem o nome ao lado ou abaixo do cada conjunto de livros.
– Repita esta ação até concluir os 27 livros do Novo Testamento.
– Para finalizar, este exercício de identificar a que classificação pertence cada livro, além de conhecer a sequência dos livros ajudarão a melhor manusear a Bíblia e entender seu conteúdo.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz