Carregando agora

Dinâmica adultos: Avivamento no Antigo Testamento

josias Dinâmica adultos: Avivamento no Antigo TestamentoProfessoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Avivamento no Antigo Testamento. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Para conduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Avivamento no Antigo Testamento”.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Avivamento no Antigo Testamento

Objetivos:

Direcionar o estudo sobre o avivamento ocorrido na história de Israel,  através de 03 personagens usados por Deus: Samuel, Josias e Neemias.

Promover participação dos alunos.

Material:

Cartões de cores diferentes com os 03 nomes: Samuel, Josias e Neemias.

Observação: a quantidade de cartões vai depender do número de alunos. Vejam como organizar: se sua turma tiver 10 alunos, serão 04 cartões com o nome “Samuel”, 03 com o nome “Josias’ e 03 com o nome “Neemias”.

Procedimento:

Dias antes da aula:

Recortem os cartões de acordo com a quantidade dos alunos.

Identifique os cartões conforme descrição na observação acima.

Organizem os cartões nesta sequência: Samuel, Josias, Neemias, Samuel…

No momento da aula:

– Falem: Hoje, vamos estudar sobre o avivamento no Antigo Testamento, através de 03 personagens usados por Deus: Samuel, Josias e Neemias.

– Distribuam para os alunos os cartões com os 03 nomes citados  na sequência já mencionada.

– Agora, peçam que os alunos se agrupem. Orientem que eles devem procurar outras colegas que tenham o mesmo nome que ele recebeu no cartão.

– Feita a divisão em 03 grupos, solicitem que os alunos abram a lição 02 e leiam o que trata sobre o avivamento ocorrido por meio do personagem. Escrevam isto no quadro para facilitar a compreensão:

Grupo Samuel: Item I.2

Grupo Josias: Item I. 3

Grupo Neemias: Item II

Estipulem um tempo de 15 minutos, no máximo, para a realização da atividade.

Durante a realização da atividade passem nos grupos para observar como está o andamento do trabalho proposto.

– Orientem ainda que além da leitura, cada grupo vai apresentar para a turma, de forma objetiva, como aconteceu o avivamento, utilizando no máximo 10 minutos.

– Para concluir, Perguntem:

O que podemos aprender e aplicar sobre estes fatos para o avivamento na atualidade?

Aguardem as respostas.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

ESTE ARTIGO FOI ÚTIL? SIM

Você pode ter perdido