Dinâmica Adultos: Firme nas promessas
Lição 01: Quando a Família Age por Conta Própria
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Quando a Família Age por Conta Própria.
Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para concluir, utilizem a dinâmica “Firme nas promessas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Firme nas promessas
Objetivos:
Refletir sobre o cumprimento das promessas divinas.
Renovar a esperança e a fé nas promessas de Deus.
Material:
01 folha de papel ofício dividida ao meio por um traço e caneta, para cada aluno.
Procedimento:
– Perguntem o que significa a palavra “Promessa”.
Segundo o Dicionário Michaelis é ”1. Ato ou efeito de prometer. 2 Declaração pela qual alguém se obriga, pela fidelidade e pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa”. Há outros significados.
– Falem acerca da importância do cumprimento das promessas a nível terreno. Também reflitam sobre do incômodo causado quando há falhas nas promessas e o estado de felicidade promovido por uma promessa cumprida.
Vocês já passaram por alguma dessas situações? Vocês ocasionaram ou foram vítima?
– Agora, afirmem: Deus não falha em suas promessas.
Leiam Nm 23.19.
– Falem: Nesta lição, estamos estudamos sobre a promessa divina de um filho ao casal Abrãao e Sara. Porém, Sara crendo nas impossiblidades, interferiu para o nascimento desse filho, por meio de sua serva Agar com Abraão. Foi um plano precipitado que trouxe muitos problemas familiares e o aparecimento de 02 povos em conflito. Abraão e Sara fraquejaram na confiança da promessa de Deus. Mas, Deus cumpriu com sua promessa para o casal, com o nascimento do filho Isaque.
Vocês têm esperado por muito tempo por uma ou mais promessas divinas para sua vida? Vocês encontram-se desencorajados? Sem fé? Sem forças? Calma!
Lembrem-se do que Deus já fez por vocês!
– Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno divida ao meio por um traço.
– Solicitem aos alunos que escrevam do lado direito as promessas ainda não foram cumpridas.
– Falem: Lembrem-se do que Deus já fez por você! Façam do lado direito da folha, uma lista das situações que Ele cuidou e providenciou socorro para você! Observem o quanto Deus já fez por vocês. Firmem-se em Suas promessas!
– Concluam, lendo: II Pe 3.09a e Sl 125.01.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz